Com investimento de R$ 20 milhões, o maior polo tecnológico do Norte do Estado, o Ágora Tech Park, de Joinville, vai ganhar o seu quarto edifício: o Ágora.UNI. O objetivo será conectar grandes empresas, as chamadas corporates, com universidades e o setor público para promover pesquisa e inovação.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será a instituição âncora do projeto, mas todas as demais instituições da região também serão convidadas a participar. O novo prédio ficará pronto no primeiro semestre de 2024. Vai abrigar um laboratório de inovação aberta (living lab) em área de 6,5 mil metros quadrados.

O projeto foi apresentado sexta-feira (11) para empresários do setor de tecnologia da região. Será mais um a impulsionar o crescimento ao Ágora, fundado em 2019, que reúne empresas que faturam mais de R$ 800 milhões por ano e gera 1,5 mil empregos diretos.

Os recursos para o investimento virão da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) e do setor privado. Esses recursos públicos foram captados via editais e o montante privado virá da Perville Engenharia, que executa os projetos do Perini Business Park, onde está sediado o Ágora.  

Continua depois da publicidade

– O UNI foi concebido para ser uma referência no ecossistema em relação aos gaps de mercado das grandes empresas e como elas podem contar com as universidades para cocriarem projetos de inovação aberta. Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas que vão guiar essa jornada, antes mesmo do prédio estar inaugurado, e que envolve capacitação e desenvolvimento de professores, além do engajamento de corporates e da comunidade de inovação – informou Emerson Edel, presidente do Instituto Ágora.

Além de empresas, o parque abriga sedes de entidades empresariais e conta com projetos estruturantes nas áreas de saúde, indústria 4.0, educação empreendedora, cidades inteligentes e outros. Os três prédios próprios são o Ágora.Hub, MOB, DAT e, no ano que vem, entra o Ágora.UNI.

Além disso, o parque sedia campus da UFSC, FabLab e a empresa Conta Azul. Entre as indústrias que contam com projetos de tecnologia no Ágora estão WEG, Tigre, BMW, Schulz, ArcellorMittal, Ciser e Krona.

Leia também

“Não espero que o Senado aumente número de setores com alíquota reduzida”, diz Mansueto

Degustação às cegas de pratos com alga é destaque em Florianópolis