O Paraguai está interessado em incluir os portos de Santa Catarina para suas atividades comerciais com o exterior. Esse desejo foi informado nesta quinta-feira (7) ao secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias de Santa Catarina, Ivan Amaral, pelo vice-ministro de Relações Exteriores do país, embaixador Victor Alfredo Verdún Bitar. Atualmente, o país tem parceria com o Brasil para utilizar os portos de Santos (SP), Paranaguá (PR) e do Rio Grande (RS).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O secretário catarinense Ivan Amaral encontrou com Verdún Bitar em visita paralela a Expo Paraguay-Brasil 2024, maior evento de negócios entre os dois países e que conta com expositores catarenses. SC participa também com missão empresarial da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) e da Federação das Associações Empresariais (Facisc), além de líderes do Movimento Pró-Ferrovias.
– Agora os representantes do governo do Paraguai deverão procurar o governo brasileiro para buscar esta autorização. É da vontade deles utilizar os portos catarinenses. Para a indústria paraguaia, isso deverá encurtar distâncias e contribuir com a competitividade dos negócios – avalia o secretário Ivan Amaral.
Para movimentar exportações e importações por SC, o Paraguai precisa de uma autorização do governo brasileiro. O embaixador do país disse que vai enviar essa solicitação.
Continua depois da publicidade
Na conversa com Verdún Bitar foram tratados também temas referentes à infraestrutura para movimentar cargas. Um projeto cogitado é a construção de uma ponte rodoferroviária para ligar Paraguai, Argentina e Santa Catarina no Brasil.
Atualmente, a principal opção do Paraguai é a hidrovia de 3,5 mil quilômetros do Rio Paraguai, até Montevidéu, no Uruguai. Ivan Amaral foi conhecer melhor os serviços oferecidos via hidrovia para avaliar oferta de movimentação de cargas por SC.

De acordo com o secretário, a ponte rodoferroviária encurtaria em 300 quilômetros a distância para trazer carga de grão do Mato Grosso até SC. A distância total é de 1,8 mil quilômetros. Esses projetos logísticos seriam favoráveis ao Paraguai, que tem no agronegócio uma das principais atividades econômicas.
Leia também
Veja os vencedores do Prêmio Líderes 2024 em Santa Catarina
Exclusivo: Cauã Reymond e Marcus Araújo falam de projeto imobiliário em praia de SC
Bairro bilionário do litoral de SC anuncia expansão
Lideranças de SC falam sobre futuros impactos da eleição de Trump na economia
Inflação ajudou na vitória de Trump e EUA seguem como um dos maiores mercados de SC