Depois de muito anunciada, a quinta geração da telefonia móvel, o 5G, será ativada em Florianópolis segunda-feira. O principal desafio para o consumidor acessar essa tecnologia mais rápida é ter um smartphone compatível. Uma parte dos usuários já comprou novo celular, mas quem precisa fazer aquisição tem uma série de alternativas nas operadoras ou no mercado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Quem estreia o 5G em Florianópolis são as maiores operadoras de telefonia móvel: a Claro – que em SC, agora, é controladora também da Oi -, a Vivo e a TIM. Os custos dos planos e os chips não serão alterados para usar o 5G. E a tecnologia vai chegar primeiro nas regiões urbanas com mais densidade populacional.
Segundo o diretor da Claro para a Região Sul, Marcelo Repetto, de cada 10 aparelhos de celular vendidos pela operadora, sete são smartphones compatíveis com 5G. Para quem quer experimentar a tecnologia e busca um aparelho acessível, a claro oferece um smartphone de entrada por R$ 1.299 nas lojas ou no site.
Na Vivo, o interesse por smartphones compatíveis com a nova tecnologia é semelhante. Segundo o diretor Regional Sul da empresa, Ricardo Vieira, mais de 70% dos aparelhos comercializados pela companhia são de quinta geração, tanto os de entrada, quanto os da linha premium. No site da empresa, há aparelho a partir de pouco mais de R$ 1.500.
Continua depois da publicidade
A TIM observa que apesar da chegada do 5G, as outras tecnologias – 2G, 3G e 4G – seguirão ativas. O aparelho 5G, por exemplo, vai se conectar na frequência 4G nas regiões em que a nova frequência não estiver disponível. Isso porque o 5G chegará em algumas regiões da cidade.
A operadora oferecer descontos para clientes que comprarem o aparelho 5G nesta fase. Conta com plano especial também para quem quer ampliar o uso de internet.