Líder mundial e brasileiro no segmento de automóveis de luxo, o BMW Group, que tem sua montadora na América do Sul em Araquari, Santa Catarina, apresentou para 52 jornalistas de diversos países o seu modelo de responsabilidade social e ambiental para uma BMW elétrica, digital e circular (com reciclagem e redução de consumo). Na planta de San Luis Potosí (SLP), no México, que já recebeu investimentos de US$ 1,5 bilhão, líderes da companhia mostraram para a mídia produção limpa movida a energia solar, reuso de todos efluentes e formação de equipes com ênfase na metodologia STEM, sigla inglesa para ciências, tecnologia, engenharia e matemática.

Continua depois da publicidade

 Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O evento teve participação especial de Ilka Horstmeier, única mulher membro do conselho de administração da BMW AG, e que dirige as áreas de Recursos Humanos, Instalações e Relações Trabalhistas da companhia. Também participaram o presidente e CEO do BMW Group America Latina, Reiner Braun, o presidente da planta de San Luis Potosí Harald Gottsche e outros executivos.

Veja imagens da fábrica da BMW em San Luis Potosí e do evento sobre responsabilidade social:

Continua depois da publicidade

O grupo tem em San Luis Potosí a sua mais moderna fábrica, que iniciou a produção em 2019. Atualmente, esse complexo está recebendo em anexo uma fábrica de baterias com tecnologia diferenciada e em 2027 a unidade passará a montar também carros elétricos. Essa planta recebe atenção especial pela localização estratégica porque o México possui acordos comerciais com todas as regiões do mundo.

O presidente Harald Gottsche destacou que a planta produz, atualmente, uma média de 450 veículos por dia. Neste ano de 2024, até setembro, produziu 406.139 veículos, dos quais foram exportados 390.141 a 80 países ao redor do mundo. A equipe é integrada por 3,7 mil colaboradores de 15 diferentes nacionalidades (inclusive brasileira) e 36% são mulheres.

Uma das prioridades da planta de SLP é a sustentabilidade ambiental. Uma das decisões estratégicas do BMW Group foi usar totalmente energia renovável. Por isso, 100% da energia elétrica é de origem solar (fotovoltaica). O que não é atendido pela usina da empresa, é comprado no mercado. Para áreas que requerem aquecimento, a fonte de energia é o gás natural, considerado a mais limpa para essa função.

Situada em região que chove pouco, a planta da BMW em San Luis Potosí também trata e reusa toda água. A unidade tem um sistema de tratamento físico e químico avançado, que devolve a água em condições naturais, para reuso nas áreas de limpeza, vasos sanitários e para regar as plantações. Além da água, a BMW informa que recicla todos os efluentes gerados na unidade.

Continua depois da publicidade

Prioridade para as pessoas

A BMW, para contar com trabalhadores qualificados, além de buscar pessoas em instituições de educação e no mercado, ela forma suas próprias equipes em centro de treinamento junto à empresa e tem parcerias com universidades mexicanas.

Chama a atenção a preocupação com o equilíbrio de gênero. Esse cuidado é tal que a empresa admite para o seu programa dual de formação 51,5% de mulheres, com base no número total de mulheres na população.  

A política de recursos humanos da companhia dedica atenção especial à diversidade de um modo geral. O BMW Group tem no mundo aproximadamente 155 mil colaboradores de 110 nacionalidades diferentes.

Na área de responsabilidade social, o grupo tem algumas ações semelhantes em diversos países. Isso inclui as unidades no Brasil, em Araquari (automóveis) e Manaus (motocicletas). Um programa comum é em parceria com o Unicef.

Continua depois da publicidade

Um ponto alto do evento Responsibility Days do BMW Group no México foi a apresentação de programas sociais desenvolvidos junto à comunidade.  Um deles é o Unicef. A companhia tem um centro educativo para crianças, onde prioriza atividades no contraturno escolar na área STEM, metodologia que prioriza o ensino de ciências, tecnologia e arte.

Nesses espaços, as crianças e jovens aprendem a montar carrinhos elétricos, tocar instrumentos musicais, fazer apresentações de trabalhos científicos e outras atividades. É dada uma atenção maior para meninas porque elas são apenas 34,6% do total de estudantes da área STEM.

Foi nesse evento que a conselheira Ilka Horstmeier fez discurso enfatizando a importância de um futuro com maior equilíbrio de gênero, mas com trabalhadores preparados para os desafios de uma empresa automotiva, com muita tecnologia.  

– Se quisermos ter sucesso, precisamos de uma abordagem totalmente diferente. Se quisermos mostrar que o sucesso econômico pode andar de mãos dadas com a sustentabilidade ecológica e a responsabilidade social, se quisermos que todas as crianças tenham acesso à educação e, portanto, a uma vida melhor, se quisermos conseguir isso, temos que escolher uma abordagem diferente. Temos que colaborar – afirmou Ilka Horstmeier ao falar para o público presente.

Continua depois da publicidade

Automação para carros de luxo

Na visita à fábrica de San Luis Potosí chama a atenção a robotização do processo produtivo. Na parte de montagem, os robôs fazem cerca de 90% do trabalho, liderados por operadores em grandes telas de computadores.

É dessas linhas de produção que é feito o modelo BMW M2, um carro de luxo com preço inicil de R$ 650 mil, que foi lançado oficialmente no mercado brasileiro no dia em que acontecia o evento em San Luis Potosí (29 de outubro).

A planta de SLP produz os modelos BMW serie 3, BMW M2, Serie 2 Coupé, incluindo versões à combustão e híbrida. 

A BMW está projetando sua nova geração de veículos de luxo no conceito Vision Neue Klasse, que são automóveis elétricos, com muita digitalização embarcada e circularidade, isto é, cada vez mais reciclável.

Continua depois da publicidade

* A jornalista viajou para San Luis Potosí, México, a convite do BMW Group.

Leia também

Florianópolis deve sediar centro de inovação em medicina do estilo de vida

Summit Saúde 2024 incentiva inovação e empreendedorismo feminino no setor

“O Brasil será a bandeira de estilo de vida saudável para o mundo”, diz médica

Saiba quem são os eleitos empresária e empresário do ano no Oeste de SC

Chapecó estreia na onda de arranha-céus com um dos 10 maiores edifícios do país

Paraguai tem interesse em usar portos de Santa Catarina para comércio exterior