Com localização estratégica na Grande Florianópolis, ampla área territorial às margens da BR-101 e natureza exuberante no mar e nas montanhas, Palhoça vem registrando acelerado crescimento econômico e populacional. Segundo o último Censo, de 2022, é o sétimo município mais populoso do Estado, com 236 mil habitantes, tendo superado Criciúma e Jaraguá do Sul. Em 2022, foi o sexto município que mais abriu empresas em SC, com saldo de 939 novos negócios.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O prefeito Eduardo Freccia divulga essa boa fase para atrair ainda mais investimentos. Na última reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), dia 24 de fevereiro, ele esteve lá para falar da pujança do município aos industriais. Disse que o município e o que mais cresce na região de Florianópolis e que o Produto Interno Bruto (PIB) municipal cresceu 243% nos últimos 10 anos.
Entre os empreendimentos que se consolidaram no município na esteira dessa expansão econômica é o shopping Via Catarina. O Centro Comercial, que é controlado pelo Grupo Sibara, de Balneário Camboriú, registrou crescimento de 15% em faturamento no ano passado, o melhor resultado da história, segundo o superintendente Jânio Bezerra.
Com ocupação de área bruta locável acima de 95%, o Via Catarina conta com 100 operações, incluindo desde âncoras com o supermercado Giassi até quiosques, quatro salas de cinema, praça de alimentação com capacidade para 800 pessoas e 700 vagas cobertas de estacionamento.
Continua depois da publicidade
Leia também
Mulheres são 44% em SC na carreira que controla números
Preços de imóveis em Florianópolis e São José sobem acima da inflação
EDP fecha capital no Brasil, mas mantém a participação na Celesc
Caso de vaca louca atípico mantém bom cenário para setor de carnes
Mensalidades escolares puxam alta da inflação de SC em fevereiro