A importância dos professores no desafio de ensinar passou a ser mais reconhecida pelos pais de estudantes brasileiros em função dos impactos da pandemia. Pesquisa Datafolha encomendada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) apurou que 89% dos pais ou responsáveis de escolas públicas passaram a acreditar que a profissão de professor requer mais preparo do que eles imaginavam. O mesmo percentual também passou a ver a atividade dos mestres como mais desafiadora do que antes da Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O levantamento apurou ainda que os docentes, agora, são mais respeitados pelos seus alunos e que, para 73% dos pais, os professores são a principal conexão com a escola para resolver as dúvidas relativas ao retorno das aulas presenciais. Questionados4 sobre alfabetização, 74% dos pais disseram que a presença de professor nas aulas é o fator decisivo, enquanto 14% apontaram prioridade para materiais didáticos e 8%, para a companhia de colegas.
Foram ouvidos pelo Datafolha 1.301 responsáveis que representam 1.846 crianças e adolescentes de 6 a 18 anos que estudam em escolas públicas, em todas as regiões do Brasil. O levantamento foi realizado de 13 a 16 de agosto e os dados integram a sétima onda da pesquisa “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”.
Pela pesquisa, os pais de estudantes da Região Sul reconhecem mais a importância do trabalho dos professores. Do total de entrevistados, 73% responderam que o principal apoio no retorno às atividades presenciais vem do contato com os professores, que estão disponíveis para esclarecer dúvidas. Essa percepção foi positiva no Sul por 80% dos pais, seguida no Centro-Oeste (75%), Nordeste (73%), Sudeste (70%) e Norte (69%). Essa opinião é maior nos anos iniciais. No caso do ensino médio, cai para 62%.
Continua depois da publicidade
A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, destaca que quando as escolas foram fechadas para conter a disseminação do coronavírus, os professores tiveram um enorme desafio para se adaptarem às aulas remotas.
– Alguns não tinham familiaridade com as tecnologias ou sequer possuíam equipamentos ou conexão adequada. Mesmo assim, se reinventaram e trouxeram iniciativas de extrema importância para a continuidade do aprendizado – afirma Angela Dannemann.
O diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, chama a atenção para o papel essencial do professor no desenvolvimento dos estudantes, o que, na avaliação dele, a pandemia reforçou ainda mais essa importância.
A qualidade do aprendizado dos estudantes, em especial no ensino fundamental e no ensino médio, é fundamental para o futuro dos jovens, para o desenvolvimento social e econômico. O conhecimento da realidade é imporante para identificar pontos fracos e buscar soluções.
Continua depois da publicidade
Leia também
Sebrae Nacional projeta investir R$ 700 milhões em inovação este ano, diz diretor