Gestora de instituições de saúde em diversos estados brasileiros, a organização social Ideas (Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde), de Florianópolis, acaba de conquistar sete acreditações ONA para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que administra em quatro estados. De SC, foram reconhecidas pela qualidade as UPAs de Forquilhinha, em São José; Bela Vista, em Palhoça; e a UPA 24h de Canoinhas, no Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) avalia padrão de qualidade com critérios internacionais. Por isso, essas conquistas são muito comemoradas pelas equipes das instituições. A análise para a concessão da ONA segue uma metodologia considerando padrões previamente definidos, com ênfase na qualidade, segurança e assistência nos serviços de saúde.
Nessa leva de concessões de certificados, realizada dia 27 de setembro (sexta-feira), também foram reconhecidas mais quatro UPAs administradas pela Ideas. Foram a UPA de Atendimento da Zona Norte, em São Leopoldo (RS); a UPA 24h, de Lençóis Paulista (SP); e as UPAs Itaperi e Jangurussu, em Fortaleza (CE).
As sete acreditações conquistadas foram de Nível 1, concedidas quando a instituição cumpre ou supera em 80% ou mais os padrões de qualidade exigidos. É uma certificação vália por dois anos. A avaliação inclui aspectos assistenciais de saúde e também da estrutura física da unidade.
Continua depois da publicidade
Ideas atua em 25 projetos e vai ao exterior
Organização constituída por um grupo de médicos de Florianópolis que é liderada pelo diretor executivo Sandro Demetrio, a Ideas executa atualmente 25 projetos públicos em seis estados. Conta com cerca de 9 mil colaboradores no regime de CLT. Além de SC, atua no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e no Ceará.
Atualmente, do total de unidades que lidera, 12 já estão com a certificação ONA. Também contam com essa acreditação o Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, em Criciúma (SC); os hospitais estaduais Alberto Torres e João Batista Cáffaro e a UPA do Colubandê, que formam o Complexo Alberto Torres nas cidades de São Gonçalo e Itaboraí, no Rio de Janeiro; e a UPA Édson Queiroz, em Fortaleza.
Os dois hospitais do Rio de Janeiro sob gestão da Ideas, o Hospital Estadual Alberto Torres e o Instituto Estadual do Cérebro, são grandes instituições de saúde. Enquanto o Instituto do Cérebro é referência internacional em pesquisas e cirurgias cerebrais, o Alberto Torres se destaca pela qualidade geral de atendimento. Foi lá que a escritora Roseana Murray se recuperou após ser atacada por cães da raça pitbulls.
Com a experiência adquirida em poucos anos, a Ideas conquistou um contrato diferenciado para atender povos originários no Brasil. Ela venceu licitação do governo federal para atender cinco distritos indígenas nos estados do Pará, Amazonas e Mato Grosso.
Continua depois da publicidade
E neste mês de outubro vai visitar a Guiné-Bissau, na África Ocidental. O objetivo é conversar com lideranças para iniciar trabalho naquele país.
– O Ideas, pela sua comprovada experiência na gestão da saúde pública, tem condições de contribuir para o atendimento a demandas cada mais frequentes, em especial na África Ocidental, região onde está inserida a Guiné-Bissau – destacou o diretor executivo Sandro Demetrio.
Leia também
Quem é a engenheira que lidera construção de arranha-céus e o que diz sobre segurança
Casacor Florianópolis abre com inovações no antigo Hotel Maria do Mar
Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, anuncia investimento bilionário até 2027
Rede Bistek chega aos 45 anos e destaca nova loja modelo em Florianópolis