Profissionais de início de carreira interessados em trabalhar no setor público podem participar de processo seletivo para programas desenvolvidos pela ONG Vetor Brasil. Estão abertas 165 vagas para Santa Catarina e 10 mil para todo o Brasil para os programas Trainee de Gestão Pública (TGP) e Residência em Gestão Pública (RGP).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As inscrições são gratuitas e vão até o dia oito de agosto no site da Vetor. Entre os diferenciais estão o fato de o programa valorizar inclusão de pessoas trans, negras ou vindas de comunidades mais vulneráveis.

O programa de trainee tem também uma modalidade para profissionais do setor público que já atuam em áreas executivas. E o programa de residência oferece trabalho remunerado e a oportunidade de uma pós-graduação em gestão pública, certificada por instituição de ensino superior credenciada.

Fundada em 2015, a Vetor Brasil se consolidou em preparar profissionais ao setor público. Foi uma das primeiras ONGs brasileiras a receber aporte da bilionária e filantropa norte-americana Mackenzie Scott. A ex-mulher de Jeffe Bezos, fundador da Amazon, doou este ano R$ 18,08 bilhões para 465 instituições no mundo, sendo 15 brasileiras, entre as quais a Vetor, que recebeu US$ 750 mil.

Continua depois da publicidade

Considerando desde o início da atuação até agora, a ONG já recebeu 80 mil inscrições e atendeu 60 governos de 27 estados, em 34 municípios para 18 diferentes partidos. Hoje, são mais de 700 trainees e residentes que participam dos programas em órgãos públicos.

De acordo com a coordenadora do Programa de Trainee de Gestão Pública, Marcela Carvalho, o objetivo é oferecer gratuitamente experiência de aprendizagem, troca de informações e impacto. As prioridades são fortalecimento de lideranças, apoio estratégico, educação e diversidade.

Interessados em participar devem se inscrever no site do programa. Segundo a ONG, os candidatos selecionados ficarão disponíveis para ocupar vagas de governos parceiros. Podem receber propostas, realizar entrevistas e ser aprovados para uma função. Mais informações no portal https://vetorbrasil.org/