Fundado para oferecer oportunidades de formação a jovens, o Movimento Geração do Futuro, do município de São José, na Grande Florianópolis, acaba de conquistar uma parceria nacional de peso. Contará com a colaboração do Instituto Proa, que tem como conselheira a empresária Susanna Lemann, mulher do bilionário brasileiro, Jorge Paulo Lemann.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Instituto Proa oferece cursos para jovens conquistar o primeiro emprego e também para iniciar na programação de sistemas de computação. Os dois são gratuitos e disponibilizados de forma online. 

O acordo com o Instituto Proa foi firmado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, Marcelo Fett, que lançou o Movimento Geração do Futuro.

A iniciativa da prefeitura de São José conta com programa que começa a atender crianças a partir dos sete anos de idade e segue até ela se tornar jovem e ingressar no mercado de trabalho. Na fase dos sete aos 14 anos, a formação é oferecida pelo Sesi e o Senai. Depois, entram empresas “madrinhas” da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e a Junior Achievement, ONG que incentiva o empreendedorismo.

Continua depois da publicidade

De acordo com o secretário, a ideia é alcançar um alto índice de empregabilidade desses jovens. Ao longo dessa formação, são oferecidas aulas de eletrônica, mecatrônica, ciência de dados, tecnologia, inglês e habilidades emocionais.

– O Instituto Proa ficou sabendo dessa nossa iniciativa e nos procurou, informando que gostaria de participar. Aí fizemos a primeira reunião com eles e batemos o martelo para que participem da formação com uma jornada que vão desenhar para a gente, mas aí para as pessoas que já estão entrando no mercado do trabalho. A esposa do Jorge Paulo Lemann participa como conselheira. É uma parceria que nos abre perspectiva muito grande de outros acordos, de qualificar ainda mais a jornada e, principalmente, de levar para outras cidades essa experiência que está sendo muito bem sucedida em São José – diz Fett