Organização da sociedade civil de Florianópolis voltada à educação política no Brasil, a Politize comunicou que recebeu doação de R$ 2,5 milhões da bilionária americana MacKenzie Scott, cofundadora da Amazon. A ONG informou que usará os recursos para potencializar expansão no país e desenvolver novos produtos e serviços.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com o lema “Educação política para qualquer pessoa, em qualquer lugar”, a Politize destaca que faz um trabalho apartidário, com ênfase em conhecimento. Atua em três frentes: difusão de informações, formação de lideranças e educação nas escolas. Além de informar, incentiva os líderes a apresentar políticas públicas.
– Ficamos muito felizes por estar nessa seleta lista da Mackenzie Scott, um dos nomes mais importantes da filantropia mundial. Além de toda a credibilidade que essa doação nos dá, ela será fundamental na nossa luta de levar educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar, sempre com respeito pela pluralidade de ideias e a democracia – afirmou em nota Gabriel Marmentini, cofundador e diretor executivo da Politize.

A organização de Florianópolis, fundada em 2015 por Marmentini e Diego Calegari, é uma das 15 contempladas no Brasil por doação da ex-mulher de Jeff Bezos, que anunciou em março deste ano doação de US$ 3,8 bilhões para 465 organizações sociais no mundo, 15 das quais no Brasil. Para receber essa ajuda, a Politize! passou por rigorosa análise da consultoria internacional Bridgespan.
Continua depois da publicidade
Segundo Marmentini, enquanto o Brasil não se transformar numa democracia plena, a ONG seguirá trabalhando. Na plataforma digital, o Politize oferece informações gerais e cursos on-line sobre política gratuitamente. Ela já foi acessada por 80 milhões de usuários. Mensalmente, registra entre 3 milhões e 4 milhões de acessos.
O programa de liderança cidadã, que prepara multiplicadores, soma mais de 1,8 mil formados, está presente nos 26 estados e no Distrito Federal.
A diretora de Comunicação da Politize, Luiza Wosgrau Câmara explica que podem participar pessoas a partir de 16 anos. Elas recebem conhecimento político, informações sobre como funcionam as cidades e os estados e, finalmente são desafiados a serem protagonistas. Isso significa propor políticas públicas para prefeituras e governos estaduais e federal.
Outro pilar da ONG são parcerias com governos para oferecer informações por meio das secretarias estaduais de educação. A Politize! fornece material pedagógico e treinamento para professores do ensino médio. Até o momento, são 1,3 mil professores treinados que impactaram mais de 60 mil estudantes.
Continua depois da publicidade
– Para esse trabalho, a gente tem vários programas e materiais sendo ofertados. Um exemplo é o nosso itinerário informativo, com matérias sobre diversos temas, como Direito de Justiça, Meio Ambiente e Fake News. Com a reforma do ensino médio, os estudantes podem escolher o itinerário que vão cursar. Temos também programas de liderança para jovens – explica Luiza Wosgrau.

E para este ano de eleição, a ONG lançou uma campanha especial intitulada “Olhe, vote e mude”, chamando atenção para votar de forma criteriosa visando mudanças. Conforme a diretora, o ano eleitoral recebe maior atenção da instituição. Os voluntários vão fazer panfletagem sobre conscientização ao voto e outras ações.
Sobre o modelo de negócio, a Politize é uma instituição sem fins lucrativos, mas desenvolve diversas iniciativas para obter renda. As principais são serviços de educação para a cidadania em empresas e editais. Entre os clientes desses cursos já estiveram a Votorantim e a Petrobras.