Empresas do comércio de Santa Catarina que atuam com vendas de eletrodomésticos como a Berlanda e o Koerich registram crescimento atípico nas vendas de televisores. Segundo elas, essa expansão resulta de fatores como Jogos Olímpicos de Paris, Eurocopa (de 14 de junho a 14 de julho) Copa América (de 20 de junho a 14 de julho) e preços globais mais acessíveis das TVs com telas maiores.

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A rede Berlanda, que atua em todo território de SC e parte do Rio Grande do Sul, informa que nos meses de junho e julho deste ano registrou crescimento de 74% nas vendas de smart TVs frente aos mesmos meses do ano passado. No primeiro semestre frente aos mesmos meses do ano anterior cresceram 43%.

Segundo o gerente de compras da empresa, Odirley Chikoski, as vendas de televisores já estavam acima da média nos últimos anos. Um exemplo foi 2023, que registrou alta no segmento de 33% na comparação com 2022.

– O maior aumento, porém, tem sido agora nos meses de junho e julho. Tivemos a Copa América e a Eurocopa, que geraram grande interesse, e agora temos as Olimpíadas entre o fim de julho e agosto. As vendas quase dobraram e o mercado segue bastante aquecido – informa Odirley Chikoski, ao destacar que o maior interesse é por unidades de telas maiores, de 55 e 65 polegadas.

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A rede Koerich também vem registrando maior demanda por televisores. De acordo com o diretor comercial da empresa, Eduardo Koerich, as vendas de televisores em unidades cresceram 19,85% no primeiro semestre deste ano frente ao mesmo período de 2023. No mês de junho, avançaram 8,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

– No ano passado (2023) houve uma queda grande de preços de aparelhos de televisão, especialmente de modelos maiores, de 50 e 55 polegadas. Barateou bastante o custo das telas nas importações e isso reduziu preços no Brasil. Isso fez o consumidor migrar para esses modelos de tamanhos maiores – explica Eduardo Koerich.

Na avaliação dele, a Olimpíada não está sendo um fato que vem deslocando mais a curva de vendas da empresa. Isso porque o crescimento vem desde o início do ano, com ênfase em telas maiores.

Mas ele adianta que nos próximos meses os preços ao consumidor devem aumentar cerca de 10%. Isso em função da alta de custos para importação porque os fretes da China para o Brasil ficaram mais caros e também existe a pressão da alta do dólar. Tudo isso elevou os custos e força as empresas transferirem esses valores maiores para a ponta.

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