Uma festa com muita alegria, mas cada vez mais organizada e gerando resultados positivos para Blumenau e Santa Catarina. Assim será a Oktoberfest 2023, que começa na próxima quarta-feira, 04 de outubro, e vai até o dia 22. Uma síntese do que será maior festa germânica foi vivenciada na Oktotoberfest Tour Florianópolis, na noite desta quinta-feira. O evento reuniu autoridades, lideranças empresariais, a rainha e as princesas da festa, mídia e mais convidados no Lira Tênis Clube, na capital.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e o secretário de Turismo e Lazer do município, Marcelo Greuel, falaram sobre novidades para este ano e impactos econômicos da mesma para a cidade e o Estado. Segundo eles, os florianopolitanos são um dos maiores públicos da festa.

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e a Coordenadora de Projetos Especiais do município, Zena Becker, participaram do evento. Conforme Topázio, a Oktoberfest também traz turistas para a capital porque muitos vem pela cidade ou incluem no roteiro.

Hildebrandt destacou que a principal novidade logística para trazer turistas ao evento este ano será a reabertura do Aeroporto Quero-Quero, do município. Reafirmou que ele e o governador Jorginho Mello, vestindo trajes típicos alemães, farão a viagem aérea de estreia, de Curitiba a Blumenau, dia 05.  

Continua depois da publicidade

Os voos serão realizados pela companhia aérea Azul, dos aeroportos Afonso Pena, de Curitiba, e de Congonhas, São Paulo. A pista do aeroporto foi recapeada para esse período e, depois, receberá novo asfalto.

Outro diferencial será na infraestrutura do parque Vila Germânica para portadores de necessidades especiais. Uma das mudanças foi em banheiros para cadeirantes e ostomizados, destacou o secretário de Turismo, Marcelo Greuel. Assim, essas pessoas terão mais conforto para visitarem a festa, que recebe turistas durante o dia e à noite.

Da Oktober para outros eventos

– O foco no processo é que o resultado da Oktober é investido para melhoria do espaço da Vila Germânica para a Oktober, mas especialmente para os eventos de Natal, Páscoa e Réveillon. No ano passado, sobre a receita, o nosso resultado foi 35% – informa o prefeito.

 Como Blumenau fica próximo do litoral, incluindo o Parque Beto Carrero, parte dos turistas prefere visitar também a região. Isso inclui atrações nas grandes festas do ano, que são Natal, Réveillon e Páscoa, explicou Hildebrandt.

Continua depois da publicidade

Melhor comprar ingresso antes

Adquirir ingressos com antecedência é fundamental para garantir a entrada na festa, alerta o secretario Marcelo Greuel. Principalmente nos dias de maior movimento. A Oktober, este ano, terá dias de acesso gratuito, como a noite de abertura (04), e ingresso de maior valor, R$ 60, nos fins de semana e véspera de feriado.

– A cobrança de ingresso é importante, mas a maior receita vem de patrocinadores. Saltamos de 18 parceiros oficiais da festa no ano passado para 30 este ano. A cerveja Sapten é o maior patrocinador. A Ambev, dona da marca, venceu a licitação com ágio de 80% – observou Greuel.

Impactos da festa na região e Estado

Esta será a 38ª edição da Oktoberfest Blumenau. O evento gera impactos positivos na economia local e na região. Na cidade, além de lotar a rede hoteleira, tem outra atividade econômica cada vez mais forte que é o aluguel de imóveis residenciais pelas plataformas digitais, em especial o Airbnb.

A Oktober extrapola as fronteiras de Blumenau, trazendo turistas também para diversas cidades do litoral catarinense, em especial, a região Norte. Mas a capital também é beneficiada por ter um grande aeroporto e as atrações turísticas ligadas ao mar.

Continua depois da publicidade

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Leia também:

Saiba quem integra a chapa única à sucessão na Facisc

Em carta do congresso de municípios, Fecam questiona projeto da reforma tributária

Empresa de SC lança inteligência artificial que ajuda prevenir AVC e infarto

Em congresso de inovação, indústria do país destaca potencial sustentável

SC conquista cinco “Oscars” da inovação, incluindo o ecossistema de Florianópolis

Jorginho e Alckmin farão palestras em fórum da Fiesc sobre neoindustrialização