Nesta sexta-feira (24), o governador Jorginho Mello realizou uma das maiores mudanças no primeiro escalão do executivo estadual, com a posse de oito secretários. Na área econômica, Catiane Seif assumiu a Secretaria de Turismo, tendo como uma das promessas valorizar o turismo nos municípios; e Beto Martins voltou à secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias destacando que será proposta lei para viabilizar novas ferrovias no estado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– São pessoas da mais alta credibilidade e que vêm somar, que vêm ajudar para que o governo continue fazendo essas entregas que está fazendo com mais velocidade e com mais compreensão – afirmou o governador Jorginho Mello sobre os novos secretários que assumiram nesta sexta-feira.

Atenção aos complexos portuários
Continua depois da publicidade
O secretário Beto Martins adiantou que o governo vai encaminhar para a Assembleia Legislativa projeto de lei estadual para ferrovias. Isso porque SC não tem uma lei para viabilizar novos projetos nesse modal logístico, que serão concedidos à iniciativa privada.
Para o setor portuário, conforme Beto Martins, o estado seguirá priorizando soluções para os acessos de grandes navios nos complexos portuários de Itajaí e da Baía da Babitonga, no litoral Norte.
– O crescimento e o desenvolvimento logístico de Santa Catarina passam por essas obras exponenciais. O alargamento e o aprofundamento da Baía da Babitonga, e a solução da bacia de evolução no Rio Itajaí – destacou o secretário.
Sobre os aeroportos, segundo ele, o trabalho continua para que Santa Catarina tenha a melhor infraestrutura aeroportuária para atender tanto a aviação executiva, quanto a comercial. Essa é uma determinação do governador e o estado conta com recursos para isso.
Continua depois da publicidade
– Temos 21 aeroportos. Quando assumimos, tínhamos três que estavam fechados e reabrimos: Forquilhinha, São Joaquim e Dionísio Cerqueira. E quero dizer que vamos anunciar nos próximos 15 dias dois novos aeroportos, de Pinhalzinho e Rio Negrinho. A Secretaria de Aviação Civil já autorizou – afirmou Beto Martins.
Turismo nos municípios
Para o setor turístico, a secretária Catiane Seif, que era adjunta e assumiu como titular da pasta, disse que a diretriz do governador para este ano é consolidar o que foi conquistado, como novas rotas internacionais. Além disso, o estado segue negociando com a Latam um voo direto para Lima, capital do Peru, cidade que é um hub aeroviário mundial.
Também será feito trabalho para atrair mais turistas do exterior porque o câmbio é favorável a eles, observou a secretária. Além disso, será feito trabalho para reduzir a sazonalidade, com ênfase em atrações turísticas de municípios.
– Nesse novo ano, a gente vai focar nos municípios, em desenvolver o potencial turístico de municípios porque Santa Catarina é um Estado completo, com diversas vocações. Nosso grande desafio é vencer a sazonalidade – destacou Catiane Seif.
Continua depois da publicidade
Projeto de habitação
Na área social do governo, a ex-prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, assumiu a Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família.
– A pasta tem um programa muito importante na área de habitação. É o que o governador pediu para priorizar agora – disse a nova secretária.
O programa é o Casa Catarina, que tem alocado R$ 420 milhões para ajudar 34 mil famílias dos 295 municípios do estado adquirem a casa própria.
Leia também
Comércio de SC pode crescer acima de 2% em 2025, estima federação do setor
Programa Lucra Mais é oferecido em 27 cidades de Santa Catarina
Evento da Fiesc com representantes dos EUA visa mais negócios com americanos
Banco Sicoob alcança categoria S2 entre as maiores instituições do país