Atento à força da movimentação econômica do turismo e ao fato de que Santa Catarina segue como um dos destinos preferidos de brasileiros e estrangeiros para férias, o governo catarinense reforçou serviços e ampliou conexões nacionais e internacionais para a Estação Verão 2023-2024.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Ao apresentar o planejamento de atividades da Estação Verão, nesta sexta-feira, foi dada ênfase à segurança, balneabilidade, saúde e acolhimento aos visitantes nacionais e estrangeiros. Para melhor atender quem vem do exterior, foram mobilizados serviços consulares dos principais países emissores de turistas ao Estado.

A estimativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), é de que SC vai receber entre 16 de dezembro deste ano e 10 de março do ano que vem mais de 2,8 milhões de turistas nacionais e estrangeiros. Segundo o governador Jorginho Mello, todas as secretarias e empresas estatais voltadas a atendimento de pessoas estão preparadas para receber os visitantes.

– É o momento de lançamento de uma das coisas mais importantes que Santa Catarina tem, que é o melhor estado do Brasil para se visitar, passar o verão. É a união de todas as nossas forças para dar às pessoas que vêm aqui tranquilidade – afirmou Jorginho Mello.

Continua depois da publicidade

O secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva, disse que a pasta não está fazendo comparações diretas com o fluxo de visitantes do verão anterior porque são números ainda afetados pela pandemia. Segundo ele, serão feitas novas estatísticas a partir de agora embora números antigos sigam balizando análises e decisões.

As projeções são de que SC vai receber 38% mais turistas estrangeiros neste verão. No Aeroporto Internacional de Florianópolis, serão 17 voos internacionais diários.

Um fato novo desta vez na atenção aos estrangeiros é que o secretário de Estado Articulação Internacional, Juliano Froehner, procurou as representações consulares de diversos países emissores de turistas para ouvir demandas dos visitantes, para que o Estado procure atendê-las.

Entre representantes consulares presentes no lançamento da Estação Verão nesta sexta estavam dos do Paraguai, Uruguai, Chile, Inglaterra, França e Marrocos. Uma das medidas será colocar em algumas delegacias, policiais dos países com mais visitantes para que atendem o turista no seu idioma.

Continua depois da publicidade

Para os serviços de saúde, o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, também no evento, informou que o atendimento on-line Alô Doutor, da prefeitura, também poderá atender os turistas.

Ainda sobre saúde, a secretária de Estado da pasta, Carmen Zanotto, fez um alerta sobre o risco de casos crescentes de dengue e disse que o combate ao mosquito causador da doença é um desafio de todas as pessoas, que cada um precisa fazer a sua parte eliminando focos de mosquitos. Segundo ela, essa será a ênfase de campanhas da secretaria durante o verão.

Lideranças empresariais do trade turístico que acompanharam o lançamento informaram que o setor está preparado para receber mais visitantes neste verão. Além da organização de empresas de hotéis e restaurantes, equipamentos turísticos fizeram novos investimentos.

Essa mobilização em torno do turismo do verão é relevante para Santa Catarina porque o setor impulsiona a economia e a arrecadação de impostos nos primeiros meses do ano.

Continua depois da publicidade

Mas uma tendência nova também foi destaque no evento. A pandemia fez o catarinense olhar para todo o Estado como destino turístico a ser descoberto e experimentado o ano inteiro.

Isso impulsionou investimentos em novos equipamentos em diversas regiões mudando até o perfil econômico de algumas cidades. É um indicativo de que turismo de qualidade é um bom negócio e tem ainda mais potencial em SC.

Veja mais fotos do evento de lançamento da Estação Verão: