Ao menos 2,8 milhões de pessoas do Brasil e exterior são esperadas em Florianópolis, durante o verão, segundo projeções da prefeitura de Florianópolis. A estação que se inicia na sexta-feira (22) é o momento mais aguardado do ano para os negócios de hospedagem de curta temporada, no litoral catarinense. Mas, as reservas ainda estão “mornas”, de acordo com a Anfitriões de Aluguel.
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Com mais de 440 propriedades em Santa Catarina, a startup identificou que a taxa de ocupação para dezembro é de 42%, enquanto em 2022, no mesmo período, esse indicador já era de 50%.
Para janeiro, a taxa de ocupação está em 34% neste momento. Mas na avaliação do diretor executivo da Anfitriões de Aluguel, Marcos Schmidt, o cenário ainda é reversível.
– Algumas pessoas costumam fazer reservas de última hora, ainda mais que a questão do clima segue sendo um ponto de dúvida para os turistas. Seja por conta do cenário político, pela inflação e pelas altas taxas no cartão de crédito, os visitantes argentinos – parcela significativa do Turismo na região – também relataram preferência pela reserva em território catarinense, ou seja, em cima hora. Então, seguimos otimistas e esperamos ter em janeiro uma taxa de ocupação semelhante, senão maior, que a que contabilizamos no começo desse ano, quando nossas propriedades chegaram a 82% de ocupação – afirma Schmidt.
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O empreendedor ressalta que os proprietários de imóveis que querem aproveitar a alta temporada ainda podem tomar algumas medidas para tornar seus anúncios mais atrativos e atrair os turistas indecisos.
Veja sugestões da startup:
-Negociação: ampliar a margem para negociação de valores para o período de final de ano e alta temporada (dezembro, janeiro, fevereiro);
-Flexibilidade: aceitar reservas mais curtas, de duas ou três noites, ao invés de se restringir a reservas mais longas;
-Diferenciais: criar atrativos de locação, como aceitar pets, incluir amenidades na acomodação, como secadores de cabelo, máquinas de lavar roupas, torradeiras, cafeteiras elétricas, entre outros. São pequenas melhorias, que criam um diferencial competitivo no mercado;
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Gestão ativa de tarifário: ajustar os valores semanalmente, de acordo com o sucesso de fechamento de reservas da propriedade – se você começar a fechar mais reservas, suba um pouco o preço para melhorar sua média de valor de diária por dia, mas se as reservas não estiverem vindo, baixe valor para atrair demanda antes de sua concorrência.
SC está com oferta elevada no setor
Segundo Schmidt, apesar do aquecimento do setor de Turismo em 2023, na comparação com os anos de pandemia, a demanda por hospedagens de curta temporada ainda não está acompanhando o aumento da oferta – hoje, são mais de 16 mil anúncios de Airbnb, apenas em Florianópolis.
Em função disso, há uma queda no faturamento médio por propriedade anunciada na plataforma. Por isso, a importância de buscar diferenciais competitivos para cada hospedagem, alerta ele.
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