Stone / Divulgação
(Foto: Stone / Divulgação)

Evento de tecnologia ao varejo promovido pela CDL de Florianópolis, o Inova+Ação, reunirá na quinta-feira, no Centrosul, 2 mil pessoas para mais de 20 palestras. Uma das mais esperadas é a de Augusto Lins, presidente da Stone, empresa paulista de meios eletrônicos de pagamentos que abriu capital na Nasdaq em outubro passado e já alcançou valor de mercado de US$ 11 bilhões. Nesta entrevista, Lins fala sobre as razões de sucesso da Stone e tendências de meios de pagamento, temas que abordará no evento. Você pode ler a íntegra no DC digital.

Continua depois da publicidade

Que mensagens o senhor vai priorizar na sua palestra? 

O Inova+Ação é um evento extraordinário com foco no empreendedor e referência no que diz respeito aos futuros passos do varejo. Nesse encontro abordarei a trajetória da Stone, de uma startup de um empreendedor sonhador para uma empresa nacional e também temas relacionados às tendências do mercado de pagamentos ao longo dos anos. Como anda a competição, a regulação desse mercado, o excelente trabalho do Banco Central, além de falar sobre o empreendedorismo no Brasil e o que é preciso para fazer um negócio dar certo. Vamos falar sobre a importante cultura organizacional, como chegamos ao IPO e inspirar todos aqueles que sonham com o sucesso. 

Após participar da última NRF, o senhor falou do Novo Varejo. O que é essa tendência?

O “novo varejo” é a sucessão do varejo omnichannel e que foca na jornada do consumidor e na transformação da loja física em um hub de experiência. Para que isso aconteça é preciso obter mais dados e informações dos clientes, transações e preferências e utilizar software de inteligência artificial e machine learning para personalizar mais o serviço. O cliente está mudando e as empresas precisam se atualizar constantemente, senão irão perder grandes oportunidades.  

Continua depois da publicidade

A tendência é que as soluções de pagamento para o varejo sejam cada vez mais verticais e que demandem uma solução de gestão e de pagamento mais específico. A Stone está justamente se especializando em alguns verticais para prover soluções melhores para as empresas oferecerem uma melhor experiência para seus clientes. 

A indústria de pagamentos está em transformação. O consumo está mudando e as maneiras de comprar também. Por isso, as soluções de pagamento vão continuar evoluindo e se desenvolvendo. Hoje vemos novas tecnologias de pagamento surgindo, como QR Code, wallets digitais, criptomoedas, fast payment open banking. Quem vai definir a solução vencedora é o consumidor. Portanto, é essencial ficar próximo ao consumidor e aos estabelecimentos para entender o que seus clientes querem para proporcionar para eles a melhor experiência possível. 

​Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​​​​​​​​​

Como nasceu a Stone e o que levou grandes investidores como Warren Buffett e Jack Ma (da Alibaba) a comprarem suas ações na Nasdaq? 

A Stone foi fundada em 2012 como fintech brasileira independente, com abordagem inovadora e foco em resolver as dores do pequeno e médio empreendedor. A empresa nasceu a partir de uma missão de mudar a indústria de pagamentos, construindo uma alternativa superior às soluções existentes já que, até então, as adquirentes existentes eram vinculadas aos grandes bancos. 

Continua depois da publicidade

Baseada em tecnologia própria e um atendimento diferenciado, a companhia começou com uma proposta de valor diferente para o mundo digital e físico no mercado, chegando em cidades que ninguém havia privilegiado antes. Na ocasião, a qualidade dos serviços existentes deixava muito a desejar, as taxas cobradas dos lojistas eram extremamente altas com pouca inovação. Por exemplo, para aceitarem as principais bandeiras de cartão, eram obrigados a ter as duas empresas adquirentes no seu estabelecimento.

A Stone surgiu com o propósito de fazer diferente, criando uma relação de transparência com os clientes, inovando e provendo as melhores soluções tecnológicas e um serviço incomparável.

A abertura de capital na NASDAQ foi um passo importante que aumentou a visibilidade da companhia e trouxe mais governança nacional e internacional. Para financiar o seu crescimento, teve que se capitalizar e estes foram grandes parceiros. Acreditamos muito em nosso modelo de negócio e nos resultados que entregamos ao longo dos anos.

Quais são as principais soluções que a Stone oferece hoje ao mercado? 

A Stone.co tem um amplo portfólio de serviços. Representada por diversas marcas (Stone, Pagar.me, Mundipagg, Equals, Cappta, Collact, Linked Gourmet, Tablet Cloud e VHSYS), oferece serviços e produtos que permitem aos comerciantes venderem mais, gerirem melhor seus negócios, fidelizarem seus consumidores e crescer. Estas soluções de serviços financeiros englobam conciliação de recebíveis, vendas omnichannel, ferramentas de marketing, pagamento de contas, realização de transferências, emissão de boletos e crédito. O objetivo é facilitar a vida do empreendedor brasileiro e ajudar o cliente a impulsionar o seu negócio de forma transparente e com atendimento personalizado. 

Continua depois da publicidade

Qual foi o efeito no mercado dessa disputa maior de oferta de maquininhas para pagamentos com cartões? 

Atualmente, o Brasil tem um mercado bastante competitivo graças à atuação do Banco Central que vem incentivando a competição, permitindo que novas soluções surjam e novos integrantes se desenvolvam. Não faz muito tempo, tínhamos apenas duas empresas operando, cada uma delas com sua bandeira exclusiva, com taxas bastante altas para os varejistas, pouca transparência e baixa inovação. Com a abertura de mercado, outras empresas se desenvolveram e se colocaram no jogo, o que levou a uma queda sistemática nas taxas cobradas aumentando a inovação, a inclusão financeira e social.

A Stone tem uma proposta de valor completa para os clientes, entregando eficiência ao mesmo tempo que oferecemos a melhor experiência do mercado, o que nos coloca numa posição bastante privilegiada. Nossa proximidade com o cliente, além da transparência absoluta na forma como nos relacionamos com eles, são as principais causas para termos alcançado mais de 7% de share em apenas cinco anos de existência e uma bem-sucedida abertura de capital na bolsa eletrônica NASDAQ, em NY. 

Como a Stone investe em tecnologia e que características um profissional deve ter para integrar a equipe da empresa? 

Continua depois da publicidade

A Stone já nasceu digital. Então, tecnologia é um tema que faz parte do nosso DNA desde o primeiro dia. O acesso a serviços financeiros, de banking, crédito, nunca foi tão amplo. No nosso mercado, especificamente, tínhamos um duopólio em que apenas duas empresas comandavam o mercado. Como consequência, tínhamos pouca inovação e altos custos aos empreendedores. A Stone investe em soluções de alta tecnologia, mas com atendimento humanizado, preços competitivos e transparência na relação com seus clientes.

Apostamos em jovens talentos que sonham grande. A Stone oferece um ambiente colaborativo, inovador, cheio de desafios e com a possibilidade de participar da construção das áreas e empresas, oferecendo oportunidades de crescimento profissional e pessoal. Também dá oportunidades de aprendizados além da teoria todos os dias. 

Valorizamos muito o compromisso de nossos funcionários e acreditamos na capacidade e paixão de cada um deles. Os profissionais da Stone querem genuinamente ajudar os clientes. E são apaixonados por isso. Para integrar nosso time, procuramos pessoas com integridade, inteligência e energia, além de identificação com nossa cultura e valores.