Chamou a atenção dado divulgado pelo Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda): 58% das cargas importadas dessa commoditie, no período de janeiro a maio, entraram no país pelo complexo portuário de São Francisco do Sul. Isso significa que o terminal do Norte de Santa Catarina detém o título de “Porto de Aço” do Brasil.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do DC via Telegram
O presidente do instituto, Carlos Loureiro, informou à Agência Reuters, que até maio entraram pelo porto de SC 1,2 milhão de toneladas, 58% dos 2 milhões de toneladas comprados pelo país no exterior. Somente no mês de maio, São Francisco movimentou 61% das importações da matéria-prima feitas pelo país, somando 266 mil toneladas vindas da China em forma de bobinas.
De acordo com o presidente do porto, Vladimir Fey, a estrutura portuária foi preparada nos últimos tempos para dar mais fluidez à movimentação de produtos como o aço, aumentando a competitividade do terminal. Um dos investimentos foi para facilitar a pesagem de caminhões e dar maior rapidez à movimentação de cargas.
O cliente principal do terminal é a siderúrgica ArcelorMittal Vega, com unidade próxima ao porto, atendida por ferrovia. A multinacional franco-indiana tem comprado mais aço para atender a demanda do mercado interno e também tem em andamento uma expansão bilionária. Está investindo US$ 350 milhões (o equivalente a R$ 1,8 bilhão), que será concluído no segundo semestre de 2023.
Continua depois da publicidade

Essa expansão ampliará a capacidade de processamento de aço da unidade de 1,6 milhão de toneladas por ano para 2,2 milhões por ano. Inclui a terceira linha de galvanização e uma nova de recozimento contínuo Cold Mill Complex (CMC).
Leia também
SC inaugura corredor elétrico que atende Norte-Sul e Leste-Oeste do Estado
Rede de inovação de Florianópolis ganha novo centro no Norte da Ilha
Tarifas de gás natural sobem sexta-feira em SC; saiba a alta por segmento
Saiba quem são os 38 vencedores do Prêmio Inovação Catarinense