São grandes as expectativas com o início das operações da companhia aérea argentina Flybondi no Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, e em outras cidades brasileiras. A estreia da rota entre Buenos Aires e a Capital de Santa Catarina contou com aeronave lotada. Foi inaugurada com descerramento de fita no Boulevard do aeroporto pelo presidente da Flybondi Esteban Tossutti, o diretor geral da concessionária Floripa Airport, Ricardo Gesse e outras autoridades.

Continua depois da publicidade

A aeronave, um Boeing 737-800 NG partiu às 17h do Aeroporto Internacional El Palomar (EPA) e pousou em SC às 18h45min. As frequências serão nas terças, quintas, sábados e domingos. Os voos chegam no final da tarde e em cerca de 40 minutos iniciam a viagem Florianópolis-Buenos Aires. Para o voo inaugural, o presidente da Flybondi fez esse bate-volta. Chegou nesta noite de quinta-feira participou da inauguração e logo retornou à Argentina.

—Esta é a segunda rota que abrimos ao Brasil. A primeira foi para o Rio de Janeiro. Vamos iniciar em São Paulo em Janeiro. Para nós, o Brasil é uma janela muito grande. Os argentinos gostam de passar suas férias em Florianópolis pela infraestrutura, pela gente. Essa parte nos encanta em Florianópolis – disse Esteban Tossutti.

Segundo ele, a empresa está muito feliz com as atividades no Brasil. Estreou em outubro rota ao Rio de Janeiro, que tem ocupação de 80%. O empresário também afirmou para a coluna que as medidas econômicas tomadas pelo novo governo da Argentina não têm afetado a movimentação do setor aéreo do país.

Questionado sobre as dificuldades de operação de companhias aéreas de baixo custo, ele mostrou confiança na estratégia adotada.

Continua depois da publicidade

— O modelo nosso de low cost é idêntico ao da Europa. Somos a primeira low cost da Argentina que tem um modelo de eficiência não comparável às demais companhias aéreas tradicionais. Se cumprirmos nosso processo de eficiência, seguiremos competitivos e cresceremos cada vez mais – afirmou Tossutti.

A chegada da Flybondi também foi comemorada pelo diretor geral da Floripa Airport, Ricardo Gesse. Na avaliação dele, uma companhia de baixo custo expande muitos mercados. Esse fenômeno é observado na aviação de forma recorrente.

— O fato de ter a Flybondi com a gente significa que mais pessoas vão voar. Sabemos que o preço é uma variável fundamental para a quantidade de pessoas voando. Então, ter uma companhia aérea como a Flybondi aumenta as possibilidades, abre uma janeira de oportunidade tanto para vir para da Argentina para Florianópolis, quanto para ir de Santa Catarina para Buenos Aires – disse Gesse.

Além do Rio, Florianópolis e São Paulo, a Flybondi terá rota Porto Alegre – Buenos Aires em março do ano que vem.

Continua depois da publicidade

Primeiro voo da Flybondi chega a Florianópolis
Primeiro voo da Flybondi chega a Florianópolis (Foto: Estela Benetti)

Por que uma companhia de baixo custo?

Os acionistas e executivos da Flybondi têm ampla experiência internacional e buscaram inspiração em companhias europeias com esse perfil, especialmente a Norwegian, da Noruega.

São oferecidas tarifas para SC pelo preço a partir de R$ 280 por trecho, incluindo taxas e impostos.

O que faz a companhia ser de baixo custo são diferenciais como o uso apenas de um modelo de aeronave, o Boeing 737-800, alta utilização diária das aeronaves, otimização de tempo e escala, capacidade máxima de assentos nos aviões e serviços de bordo pagos.

A oferta de passagens é somente pela internet e há uso de aeroportos alternativos. Em Buenos Aires, é usado um aeroporto menor, o El Palomar (EPA).

Continua depois da publicidade

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.