Uma nova solução foi desenvolvida pela Fundação Certi, de Florianópolis, para ajudar no registro de informações para prevenção da Covid-19. O sistema coleta dados de testes de coronavírus em até três minutos e manda para um app que pode ser acessado por quem fez o exame. Assim, o resultado do teste RT-PCR, que demora dois dias para ficar pronto, chega mais rápido para as pessoas. E quem tiver resultado positivo pode iniciar tratamento mais cedo e se isolar para não difundir a doença.
Continua depois da publicidade
Projeto visa testes em massa na população catarinense
A novidade já está em uso pela startup BiomeHub, dentro do projeto Iniciativa Covid-19, desenvolvido em SC. Segundo a Certi, todos os 56 mil testes moleculares realizados pela BiomeHub foram cadastrados na plataforma que reúne os dados em três minutos e com segurança, por meio de um QR Code. Esse mesmo código ajuda na rastreabilidade de pacientes que tenham contraído a Covid-19.
O CEO da BiomeHub, Luiz Felipe de Oliveira, que tem doutorado em genética e biologia molecular, avalia que esse processo é importante para o isolamento de indivíduos infectados. Isso pode ser necessário na retomada maior das atividades, que requer mais testagem em massa. Afinal, o risco de novas ondas do novo coronavírus continua presente e a prevenção é fundamental.
Continua depois da publicidade