Lançado em maio deste ano para ser mais uma alternativa de crédito acessível para empresas associadas, o Faciscred, programa próprio de crédito da Federação das Associações Empresariais do Estado (Facisc) soma R$ 1,603 milhão de recursos liberados em cinco meses. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com a Facisc, as operações são realizadas por meio de um convênio com cooperativas de crédito parceiras. O objetivo é ampliar oportunidades financeiras para micro, pequenas e médias empresas.

O diretor de Soluções Empresariais da federação, Ciro Cerutti, até o momento são oito associações empresariais que estão operando o Faciscred. Além disso, mais de 30 estão fazendo acordos com parceiros locais para viabilizar esse crédito nas cidades. O que vem motivando a realização de operações com a nova linha é o custo mais acessível, prazo e carência diferenciados.

A expectativa, na opinião de Cerutti, é que a procura por essa linha cresça ainda mais no último trimestre do ano em função das demandas empresariais. A necessidade é maior de capital de giro, tanto para pagar o 13º salário, quanto para aumentar a produção ou a prestação de serviços.

Continua depois da publicidade