O assunto da semana é o novo terminal do Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Repercute muito bem em todos os públicos. Sábado, na inauguração, eu ouvi lideranças empresariais de Florianópolis e do Estado, todas muito otimistas com as oportunidades que serão abertas.

Continua depois da publicidade

O presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Daniel Leipnitz, acredita que com o novo aeroporto pode ajudar a fortalecer o setor de tecnologia de Florianópolis. O setor turístico também será fortalecido com mais equipamentos.

O novo terminal também vai atrair mais investimentos para o Sul da Ilha. Várias empresas já estão anunciando projetos para a região. Além disso, eu acredito que esse aeroporto vai impulsionar as concessões, as privatizações de obras no Estado. A gente vê como um projeto privado avança enquanto os públicos evoluem devagar.

Mudando de assunto

Uma pesquisa do Sesi nacional mostra que a Região Sul lidera, no Brasil, a oferta de planos de saúde por parte das industrias aos seus empregados.  

No Sul, 84% das indústrias oferecem plano, enquanto a média nacional é 75%. O levantamento foi realizado pela FSB Pesquisa junto a 1.006 empresas de todo o país.  O que preocupa é que os custos crescem 10% ao ano, mas as empresas oferecem porque é um diferencial que faz a pessoa permanecer no emprego ou até decidir em que empresa vai trabalhar. O que falta é o uso maior de tecnologias digitais para reduzir essas despesas.  

Continua depois da publicidade

Mas nesse sentido, 75% das indústrias da região optam por modelo compartilhado, em que o funcionário paga pelo menos uma parte menor de todos os tratamentos ou parte deles.

Ouça o comentário de Estela Benetti às segundas, quartas e sextas no Notícia na Manhã: