O projeto Nascer, desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de SC (Fapesc), instituição do governo do Estado, com apoio do Sebrae/SC, segue fazendo diferença no incentivo a novas startups. Na última edição foram aprovadas 150 ideias. Uma delas consiste em plataforma para ajudar investidores em imóveis a descobrir bons terrenos, livres de amarras burocráticas. Assim, acelera investimentos imobiliários. Soraia Fachini Schneider, uma das sócias, disse que uma das vantagens é evitar conflito em uso de recurso natural.
Continua depois da publicidade
Ajuda a empresas
Enquanto o governo federal atua para ajudar as micro e pequenas empresas do país com crédito acessível na pandemia, há iniciativas internacionais. Um exemplo é a Covid Response Alliance for Social Entrepreneurs. É uma iniciativa da Yunus Social Business Global Initiatives, com o Fórum Econômico Mundial e mais de 40 entidades globais, está fazendo aporte financeiro com doação retornável no Brasil. As doações no país somam mais de R$ 700 mil.
Multipropriedades
O setor imobiliário é um dos que aguardam retomada após a pandemia. Famílias com maior renda podem voltar a investir em imóveis mais rapidamente. Mesmo assim, para facilitar a aquisição de imóveis de lazer, cresce em Santa Catarina a opção de multipropriedade. Um mesmo imóvel pode ter diversos proprietários, como é definido na escritura de aquisição.