Norma que garante transferência de créditos de ICMS para remessas estaduais de bens e mercadorias entre estabelecimentos da mesma titularidade a partir de 01 de janeiro de 2024 foi publicada nesta quarta-feira (01 de novembro) no Diário Oficial da União, com o título Convênio ICMS número 174/2023.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Essa medida era esperada por empresas de todo o país e também por importadoras de Santa Catarina associadas da Aliança Brasileira dos Importadores Varejistas e Atacadistas (Abiva), sediada em Itajaí.
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal, em julgamento da ADC número 49 em 2021, decidiu que seria inconstitucional a cobrança de ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos da mesma empresa (Lei Kandir). Mas a matéria deveria ser regulamentada para vigorar a partir de 2024, para que os créditos de ICMS tivessem continuidade. Isso foi feito agora por esse convênio federal.
– O problema iria estourar no próximo ano, com aumento no custo das mercadorias, pois as empresas poderiam ficar com o crédito de ICMS acumulado bloqueado. Com o convênio, a questão está resolvida, só falta sua inclusão no Regulamento do ICMS dos Estados – destaca a presidente da Abiva, Maria Claudia Hoepers.
Continua depois da publicidade
A associação explica que o novo convênio federal detalha como a transferência do ICMS deve ser registrada na contabilidade das empresas envolvidas e fornece diretrizes sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para estas transações.
Para a empresária Maria Claudia, essa nova norma traz segurança aos negócios. Ela informa que a atuação da Secretaria de Estado da Fazenda foi importante para colaborar na decisão do governo federal. Ela destaca o trabalho do auditor fiscal Ramon Santos de Medeiros, da Fazenda de SC, que foi fundamental nesse processo.
A decisão da União que levou à publicação do Convênio contou com colaboração de estudo sobre impactos da ADC 49, feito pelo Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Continua depois da publicidade
Leia também
Irani mantém média de lucro e reduz custo da dívida
CNC Innovation Day discute na Acate uso de inteligência artificial no varejo
Empresário Elson Otto é eleito presidente da Facisc
Veja os vencedores dos prêmios de Pesquisa e Inovação Catarinense
Viagem do governo e da Alesc ao Panamá inclui comércio exterior nas prioridades
Floripa Ariport Cargo amplia em 60% a capacidade de armazenagem