Na virada do ano, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis – maior do Estado em número de associados e uma das cinco mais influentes do Brasil – troca de diretoria. O empresário Júlio Cesar Geremias assume a presidência sucedendo Marcos Filipe Brinhosa. Uma das prioridades da nova equipe será cobrar reformas para melhorar a legislação tributária e, assim, facilitar o desenvolvimento do comércio e serviços, informa Geremias.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A CDL realizou o evento de diplomação da nova diretoria na noite desta sexta-feira, no auditório do Square 401, em Florianópolis. A posse festiva será no P-12, na noite deste sábado.

– Pagar impostos é algo muito complicado no Brasil, em Santa Catarina e em Florianópolis. A gente procura atuar para simplificar a questão dos impostos, diminuir a regulação, mas com segurança, para facilitar a vida do empreendedor. Hoje existem muitas amarras, muita burocracia que nos atrapalham muito. Na parte da tributação, a gente nunca sabe se está pagando certo – disse o novo presidente da CDL, que é empresário do setor de tecnologia.

Segundo ele, se for aprovada a reforma tributária federal, as mudanças vão impactar no comércio e serviços. A expectativa é de que o ICMS também seja incluído nas mudanças federais e isso repercutirá de forma significativa a maioria dos setores econômicos.

Continua depois da publicidade

Geremias afirmou também que o combate ao comércio ilegal continua uma prioridade da nova diretoria. E duas pautas novas da entidade são a revitalização de região central da cidade entre a Praça XV e a Avenida Hercílio Luz, o chamado “Centro histórico leste”; e a aprovação das mudanças do plano diretor em 2023.  

– As mudanças no plano diretor são importantes porque a cidade mudou muito, principalmente na época da pandemia. As centralidades mudaram. Ingleses e Canasvieiras têm vida própria. As pessoas não podiam sair de casa e descobriram um comércio local. Existe uma expectativa de crescimento forte mais nos bairros do que no centro da cidade. O plano diretor novo prevê isso – explicou Geremias.

“O mais importante foi evitar um lockdown”

– A nossa gestão foi marcada pela pandemia. O mais importante foi evitar um lockdown em março de 2021. A gente não tem ideia de quantas empresas quebrariam. A maioria estava sofrendo muito. Se a situação já estava difícil em função de 2020, imagina se tivesse mais um lockdown em 2021. Foi espetacular. O nosso time era muito unido – lembrou Marcos Brinhosa, que deixa a presidência dia 31 deste mês.

Ele disse que a entidade foi surpreendida numa sexta-feira com a informação de que o governo do Estado estava planejando um novo fechamento do comércio e serviços em função de novo pico da pandemia. Então a diretoria da entidade realizou uma reunião sábado de manhã, escreveu uma carta contra a medida e convido entidades empresariais do Estado todo a assinar. Mais de 200 aderiram e, no sábado à tarde, a carta já estava no gabinete do governador Carlos Moisés, que decidiu não adotar o lockdown.

Continua depois da publicidade

 Outra iniciativa da qual a CDL participou e que emocionou o jovem Brinhosa foi a articulação de entidades para oferecer, na Grande Florianópolis. o serviço coletivo de atendimento à covid-19 Aliança pela Vida. Ele conta que a CDL foi uma das investidoras e ele próprio, mais tarde, pegou covid e usou o atendimento.

Depois do peso da pandemia, os empresários que estão à frente da CDL da capital encerram a gestão com otimismo porque a cidade projeta um verão com ocupação máxima devido ao grande número de reservas na rede hoteleira e outros indicadores que sinalizam alta ocupação turística. Isso vai se refletir primeiro nas vendas de Natal.

– Estamos bastante esperançosos para o Natal. Como a gente está tendo um início de temporada de verão muito forte, a gente sabe que vai ser uma temporada de verão épica esta – afirmou Brinhosa.

Diretoria da CDL 2023-2024

Presidente – Júlio Cesar Geremias
Vice-Presidente – Eduardo Keil Koerich
Diretor Secretário – Sergio Luiz Da Silva
Diretor Financeiro – Mateus Bernardino Neto
Diretor de SPC E Serviços – Osmar Silveira
Diretora de Relações Públicas E Eventos – Juliana Lohn
Diretor de Patrimônio – Rafael Salim José
Diretor de Assuntos Públicos E Políticos – Celio Philippi Salles
Diretor de Assuntos Econômicos – Samuel Blazius De Oliveira
Diretor de Desenvolvimento – Marcos Felipe Dias Brinhosa
Diretor de Marketing – Thiago Jasper
Diretor Institucional – Marco Aurélio Dos Santos

Conselho fiscal
Titulares
Mauro Luiz Dos Santos Izolani
Aldonei Oliveira De Brito
André Luiz Jacques

Suplentes
Carlos Maria Hennrichs
Luiz Alvarenga Guidugli Junior
Bruno Correa De Souza

Continua depois da publicidade

Leia também

“Se Haddad for para a Fazenda, seu grande desafio será conquistar o mercado”, diz Maílson

Mesmo com ritmo menor em 2022, indústria de SC se destaca no emprego

Eve, da Embraer, e FlyBIS vão operar “carros voadores” eVTOLs em SC e RS