As empresas Krona e Viqua, duas marcas fortes do setor plástico de Joinville com atuação no Brasil e exterior, uniram os negócios nesta quarta-feira. Com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Krona concluiu a aquisição da Viqua, em negócio milionário, cujo valor não foi revelado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A Krona é forte em tubos, conexões e outros itens para construção civil enquanto a Viqua se destaca em torneiras especiais. A equipe de pessoal do grupo soma, agora, 2.500 colaboradores, sendo 2 mil da Krona  e 500 da Viqua. As duas marcas vão continuar no mercado e os executivos da Viqua passaram a se reportar à diretoria do grupo comprador.

 – Krona e Viqua. Juntas para dar um show de qualidade – afirmou Vilson Perin, presidente do comitê executivo e do conselho de administração do Grupo Krona para comunicar a oficialização do negócio nesta quarta-feira.

Krona aguarda Cade para fazer aquisição milionária em Joinville

Continua depois da publicidade

Com essa aquisição, o grupo passa a ter cinco fábricas, das quais quatro em Joinville e uma em Marechal Deodoro, em Alagoas. A Krona foi fundada em 1994 enquanto a Viqua, em 1995. Ambas nasceram em função da cultura da indústria do plástico existente na cidade.  

– De braços abertos, damos as boas-vindas ao time Viqua à casa que agora é de todos. Ao juntarmos nossas trajetórias vitoriosas, marcadas pela qualidade, tecnologia, inovação e excelência no relacionamento com os clientes, certamente conquistaremos um crescimento ainda maior e mais sólido – afirmou no comunidado Vilson Perin.

Conforme o grupo, esse negócio está trazendo grande otimismo porque as empresas têm portfólio complementar. A Viqua se destaca na produção de torneiras de ABS e tem forte participação no agronegócio.

Há grande otimismo e expectativa de começarmos a trabalhar com um portfólio mais diverso e completo, por meio do qual a Krona passará a contar, por exemplo, com o segmento de Torneiras de ABS, em que a Viqua é empresa líder. Além disso, a operação agrega seu importante canal de distribuição, em especial no Agronegócio.

Continua depois da publicidade

Com a aquisição, o diretor executivo da Krona, Fernando Oliveira, assumiu a mesma função na Viqua, que era exercida por Daniel Alberto Cardozo Junior. As gestões industriais e de RH do grupo ficaram com Rogério Kohntopp e Samuel da Silva Francisco, respectivamente. As diretorias financeiras, comercial e marketing da Viqua seguem as mesmas, sendo o comercial com atuação independente.

Para marcar esta nova fase da união dos negócios, líderes das duas empresas fizeram uma foto histórica: A partir da esquerda, Vilson Perin (Presidente do Comitê Executivo e do Conselho de Administração do Grupo Krona), Daniel Alberto Cardozo Junior (Viqua), Ana Carolina Siqueira (Viqua), Valdicir Kortmann (Vice-Presidente Comercial e de Marketing do Grupo Krona), Juca Gonçalves (Vice-Presidente Industrial do Grupo Krona) e Tiago Borba (Conselheiro do Grupo Krona).