Após uma série de reuniões esta semana na sede do Banco Mundial (Bird) em Washington DC, Estados Unidos, comitiva catarinense da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) retornou nesta sexta-feira convencida de que a liberação de recursos para projeto inédito de mobilidade na região está mais próxima.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O grupo decidiu visitar o banco após ele informar em meados de fevereiro que poderia liberar US$ 120 milhões para o Projeto de Mobilidade Integrada e Sustentável (Promobis). Elaborado por consórcio dos municípios que integram a Amfri, o plano inclui construir um túnel entre Itajaí e Navegantes, integrar o transporte dos 11 municípios da região com ônibus elétricos e renovar a mobilidade em Balneário Camboriú. O investimento seria de municípios, visando uma parceria público-privada.

Excêntrico e bilionário, túnel subaquático entre Itajaí e Navegantes está prestes a sair

A missão foi integrada pelo presidente da Amfri, o prefeito de bombinhas Paulo Henrique Muller, outros prefeitos da região, representantes do governo do Estado, da Univali da Assembleia Legislativa.

Continua depois da publicidade

O parlamento de SC foi representado pela deputada Paulinha, que colaborou no início da elaboração do projeto em 2016, quando prefeita de Bombinhas. Segundo ela, a iniciativa está recebendo a atenção devida do Bird.   

– Uma iniciativa que iniciou em 2016 e está mais madura a cada dia. Esse modelo vai ser o primeiro do mundo de contratação de financiamento por meio de um consórcio. Com esses recursos que conseguiremos fazer o túnel entre Navegantes e Itajaí, um sistema integrado de transporte coletivo e a Mobilidade Ativa em Balneário Camboriú – comentou Paulinha.

Leia também

Túnel subaquático vai ligar Itajaí a Navegantes e passará por baixo dos navios

Peste suína na China indica oportunidade temporária para SC exportar mais