Apesar da coincidência da Black Friday e da Copa do Mundo nestes dias – dois eventos que incentivam o consumo – o Natal deste ano será com vendas em alta frente ao mesmo período do ano passado para 61,8% dos lojistas catarinenses. É isso que mostra sondagem feita pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) para a data.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Os empresários catarinenses estão otimistas também para o ano de 2023. Do total de entrevistados, 55,9% disseram esperar um desempenho melhor para a economia do ano que vem frente a 2022. O levantamento ouviu empresas varejistas em 20 cidades catarinenses com o maior potencial de consumo.

Para o Natal, o ticket médio previsto pelos empresários será de R$ 170 e, entre os que projetam crescimento de vendas, 38,2% estimam expansão acima de 6,5% na receita frente ao mesmo período de 2021.

Quanto à forma de pagamento, chama a atenção maior interesse pelo uso do Pix, 17,8%. O pagamento com cartões de crédito e débito deve ser a preferência de 70,5% dos clientes e 18,4% deverão optar pelo crediário, estimaram os lojistas. Quanto a produtos, roupas e calçados deverão predominar (32,6%), brinquedos (17%) e eletroeletrônicos (13,9%).

Continua depois da publicidade

Para o presidente da FCDL, Ivan Roberto Tauffer, a tradição de troca de presentes na principal data festiva do ano seguira impulsionando as vendas. Por isso a confiança de que haverá crescimento de receita. Outro fato que pesa para SC é que o Estado vive pleno emprego, o que facilita para as pessoas investir em presentes para a data familiar.

Leia também

Globo Repórter mostra cidade de SC que atrai milhares de turistas para águas termais

População do Sul do país é a que mais percebe hábitos sustentáveis no dia a dia

Indústrias do Sul lideram compra de máquinas com foco em sustentabilidade

Indústria bilionária de SC lucra 56% mais no terceiro trimestre