Com a maioria da população vacinada contra Covid-19, a volta do Papai Noel, queda no número de doentes, baixo endividamento das famílias e baixo desemprego, o setor de Shopping Center de Santa Catarina está otimista para o Natal pós-vacina. A inflação alta preocupa, mas poucos acreditam que ela será grande obstáculo para a compra de presentes no final do ano. Entre os centros comerciais que projetam vendas no Natal mais de 20% superiores às do mesmo período de 2019 – ano sem pandemia – estão o Beiramar Shopping, pioneiro de Florianópolis, e o Grupo Almeida Junior, com seis empreendimentos no Estado. O ViaCatarina, de Palhoça, projeta vendas de 10% maiores frente ao mesmo período do ano passado.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A maioria dos shoppings já realizou a tradicional chegada do Papai Noel, uma ação que ficou no digital ano passado em função da pandemia. Também lançaram as campanhas de vendas, impulsionadas por prêmios de valor elevado, como automóveis ou dinheiro. Santa Catarina tem condições econômicas melhores do que a média do Brasil para alcançar crescimento de vendas no fim do ano porque tem a menor taxa de desemprego do país, de 5,8% (IBGE), e também endividamento das famílias de apenas 37%, segundo pesquisa da Fecomércio-SC.
Para ampliar as vendas natalinas, o Beiramar investe no relacionamento com os clientes e em novas operações, explica Antônio Scherer, membro do conselho de administração do empreendimento. A campanha para a data tem orçamento superior a R$ 1 milhão. Inclui sorteio de dois automóveis – um Mercedes-Bens e um Audi – além de um sistema digital de registros para facilitar a vida do consumidor. O Beiramar também atraiu 11 novas operações ao seu mix de lojas. É com esse conjunto de medidas que os acionistas esperam superar em 20% as vendas de 2019.
– Até abril deste ano, estávamos abaixo do patamar comparativo de 2019. De maio a agosto foi um período que conseguimos igualar as balanças e desde setembro estamos registrando um bom crescimento. Esse resultado é animador, ainda mais quando balizamos com o ano de 2019, quando registramos recordes de movimentação e nas vendas – afirma Scherer.
Continua depois da publicidade
O Grupo Almeida Junior, dono dos shoppings Continente (São José), Balneário (Balneário Camboriú), Garten (Joinville), Neumarket e Norte (Blumenau) e Nações (Criciúma) é outro que está otimista com base na comparação das vendas deste ano frente às de 2019, sem pandemia. No terceiro trimestre, o grupo alcançou alta média de vendas de 10% frente ao mesmo trimestre de 2019. Em outubro, com uma ação de campanha, teve crescimento de 21% nas vendas frente ao mesmo mês de 2019 e de 55% ao mesmo de 2020. A campanha natalina do grupo vai sortear vales-compras, incluindo três R$ 100 mil. A cada compra de R$ 200 o consumidor tem direito a um cupom.
-O Natal é um momento importante para as famílias: ver a decoração, a árvore e estar perto do Papai Noel são lembranças que nos acompanham por toda a nossa vida. Queremos que as pessoas lembrem dessa data e aproveitem sem preocupação, pois estamos tomando todos os cuidados para tornar a experiência segura – diz Rafael Fiedler, diretor de Marketing & Digital da Almeida Junior.
O ViaCatarina, único shopping center de Palhoça, está otimista para as vendas de Natal em função do recuo da pandemia proporcionado pelas vacinas e, também, porque tem alcançado crescimento de vendas frente a 2020 ao longo do ano. Projeta resultados maiores com a campanha natalina lançada dia 6, que teve Papai Noel dando exemplo de prevenção com o uso da máscara. Segundo o superintendente Janio Bezerra, o empreendimento espera alta de pelo menos 10% nas vendas de fim de ano frente ao mesmo período de 2020.
– Estamos registrando índices de crescimento em torno de 8% a 9% ao longo deste ano. Outubro foi um excelente período com 13,52% de crescimento. Agora com a ativação da campanha estamos confiantes em um bom resultado – destaca Bezerra.
Continua depois da publicidade
O ViaCatarina apostou novamente no sorteio de automóveis para atrair mais público. Os dois modelos escolhidos são HB20 e HB20S completos. A loja do Supermercado Giassi, mais uma vez, também é parceira da campanha. Cada compra de R$ 200 dá direito a um cupom para concorrer.
Leia também
Lucro da Celesc cresce 66% e chega a R$ 475 milhões em nove meses
Exportações de Santa Catarina crescem 50,4% em outubro
Para fugir da inflação, 66% dos consumidores pesquisam preços em SC