Grupo de líderes de empresas inovadoras do setor da construção da região da capital assumiu novo mandato à frente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon) para o biênio 2022-2024. No evento da noite desta quinta-feira, no Hotel Faial, diretores da entidade falaram sobre a importância de menos entraves legais para o setor desenvolver as cidades do futuro, mais voltadas para as pessoas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Marco Alberton assumiu segundo mandato na presidência do Sinduscon e Daniel Dimas foi conduzido a vice-presidente. Com as presenças dos prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto, e de São José, Orvino Coelho de Ávila, o evento teve também uma homenagem do Sinduscon para a empresária Zena Becker, coordenadora de Projetos Especiais da prefeitura de Florianópolis, pela atuação dela em diversas entidades da capital em favor do desenvolvimento sustentável.
O presidente do Sinduscon, Marco Alberton, falou sobre a relevância do setor da construção para a formação das cidades. Defendeu o adensamento construtivo ordenado com centralidades para as pessoas terem mais qualidade de vida e, também, o meio ambiente ser mais preservado.
– A percepção de tamanho de imóvel tem reduzido porque as famílias estão menores. As pessoas estão querendo centralidade, ou seja, residir em locais onde possam fazer tudo se deslocando em até 15 minutos. A tendência do futuro é que as pessoas possam trabalhar, estudar e se divertir próximo de onde estão residindo. A construção civil acompanha esse movimento – afirmou Alberton.
Continua depois da publicidade
A grande expectativa do setor, em Florianópolis é entrada em vigor da atualização do plano diretor que ficou para o primeiro trimestre de 2023. Entre as mudanças estão previstas as centralidades e incentivos para construção de imóveis econômicos. Hoje, em Florianópolis, é preciso esperar cerca de três anos para aprovar um projeto imobiliário e mais três para a construção do mesmo.
O vice-presidente do Sinduscon, Daniel Dimas, observou que a entidade trabalha para as cidades terem planos diretores mais dinâmicos e flexíveis, mas a revisão do plano de Florianópolis não contempla isso. O plano será um dos maiores do Brasil, com 450 artigos, o que indica que a concessão de licenças seguirá lenta.
– O nosso papel é sempre pensar, em cada projeto, essa visão de futuro. Quais serão as necessidades das pessoas. A lógica do plano diretor é não entrar nesse mérito, é regulamentar a ocupação. Nossos planos diretores são complexos demais porque entram nas necessidades das demandas dos consumidores. Não deveria ser assim. O plano não deveria dizer se tem que ter vaga de garagem ou não. Quem regulamenta isso é o mercado – observou Daniel Dimas.
Latam prevê 400 voos extras em SC na temporada de verão
Membro do conselho consultivo do Sinduscon, Walter Silva Filho, o Waltinho, afirmou que discorda de que existe baixa oferta de imóveis em Florianópolis. Disse que tem muito produto no mercado. Contudo, alertou sobre as mudanças rápidas no perfil do consumidor de imóveis em países desenvolvidos.
Continua depois da publicidade
– Hoje, com o uso do celular, a tecnologia permite você levar toda a sua produção (escritório) para qualquer lugar do mundo. Isso deixou a questão da geografia muito dinâmica. A locação está vindo como uma preferência. Se você pensar bem, a locação é muito inteligente. O jovem atual não quer ter uma dívida de casa. Ele quer ir para o exterior, ter experiências – observou o empresário.
Diretoria Executiva que assumiu o Sinduscon:
Marco Aurélio Alberton – Presidente
Daniel Dimas – Vice-Presidente
Fernanda Rachadel Sartori – Diretora Administrativo-Financeiro
Ramon Deschamps – Diretor de Tecnologia, Qualidade e Habitação
Fabrício Schveitzer – Diretor de Economia
Eliane Salgado – Diretora de Relações Trabalhistas
Marcelo Gomes – Diretor de Meio Ambiente e Membro do Conselho Consultivo
Gabriela Paula Santos – Diretora de Comunicação
Carlos Leite – Diretor de Desenvolvimento Urbano
Angelita Koerich – Diretora de Relações Sociais
Paulo Silveira dos Santos – Diretor de Assuntos Jurídicos
André Brito de Araújo – Conselheiro Fiscal Efetivo
André Lima de Oliveira – Conselheiro Fiscal Efetivo
Willian Pereira dos Santos – Conselheiro Fiscal Efetivo
Gustavo Bulcão Vianna Domingues – Conselheiro Fiscal Suplente
Heitor Koerich da Silveira – Conselheiro Fiscal Suplente
Felipe Koerich – Conselheiro Fiscal Suplente
Roberto Deschamps – Presidente do Conselho Consultivo e Delegado Representante FIESC Efetivo
Walter Silva Koerich – Membro do Conselho Consultivo
Amilcar Lebarbenchon da Silveira– Membro do Conselho Consultivo