Estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dos cursos de engenharia e tecnologia, poderão participar de programa de bolsas de estudos oferecido pela multinacional Cargill, em parceria com o Fundo Catarina. A empresa criou o Programa de Bolsas Future Alaatus para projetos nas áreas de alimentos e agronegócio. As inscrições abrem nesta segunda-feira, 01 de julho, e vão até o dia 16 do mesmo mês.   

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– É um programa de bolsa, de auxílio financeiro. A gente vai escolher seis alunos da UFSC, três de graduação e três de pós-graduação. Além do auxílio financeiro, eles vão ganhar também um programa de desenvolvimento profissional com mentorias e participar de painéis de temas que a empresa acha relevante. Então, será um misto de auxílio financeiro e desenvolvimento profissional – explica Ítalo Bertoncini de Araújo, coordenador de educação do Fundo Catarina.

O Programa de Bolsas Future Alaatos, com duração de 12 meses, é voltado a estudantes com vulnerabilidade financeira e visa promover educação, capacitação profissional e liderança. Para serem selecionados, terão que ter boas notas e não podem ter reprovação por falta.

O presidente da Cargill Nutrição Animal nas Américas, Adriano Marcon, engenheiro agrônomo e mestre em engenharia de produção pela UFSC, destaca que o Future Alaatus é uma iniciativa global de desenvolvimento estratégico de talentos. Segundo ele, no Brasil a Cargill escolheu a UFSC pela excelência acadêmica e interesse institucional em preparar estudantes com forte ética de trabalho, consciência ambiental e social.

Continua depois da publicidade

– Fundamental para a escolha foi o Fundo Catarina, um endowment com gestão profissional, capacidade de execução do projeto junto a empresa e a universidade e missão congruente com a visão da Cargill: buscamos avançar a empresa junto com impacto social relevante. Queremos fazer a diferença na vida de estudantes com vulnerabilidade financeira e alto desempenho acadêmico – disse Adriano Marcon, que atua na matriz da empresa, em Minneapolis, nos EUA.

O Fundo Catarina é um endowment que atua na captação e gestão de recursos para oportunizar a alunos de engenharia e tecnologia da UFSC desenvolver seus potenciais em ciência, tecnologia e liderança.  

– Esperamos que esse projeto com a Cargill inspire mais empresas a se engajarem com o Fundo Catarina para realizarem ações parecidas – destaca o presidente do fundo, Raphael Zimmermann.

Os estudantes que participarão terão somente atividades remotas. Por isso, conseguirão desenvolver seu ano letivo normal. O programa inclui uma viagem a São Paulo. A companhia busca alunos interessados em sustentabilidade circularidade, nutrição animal e data analytics.

Continua depois da publicidade

Para participar, os candidatos terão que estar matriculados a partir da terceira fase em cursos da UFSC como engenharia e tecnologia no Centro Tecnológico (CTC), Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Departamento de Ciências da Informação em Florianópolis e nos campi de Blumenau, Joinville, Araranguá e Curitibanos.

De acordo com o diretor de Marketing e Tecnologia da Cargill Nutrição Animal, Marcelo Dalmagro, no programa Future Alaatus os estudantes participarão de treinamentos e mentorias com lideranças da empresa.  

O plano da Cargill Nutrição Animal é, se possível, contratar no futuro esses estudantes que passarem pelo programa. Interessados podem obter mais informações ou se inscrever  no site do Fundo Catarina, o www.fundocatarina.com.br/projetos/bolsas.

Leia também

Cada município pode criar a sua agência de atração de investimentos

Feira em Balneário Camboriú vai apoiar marcas de moda do RS afetadas pela enchente

Multinacional alimentícia de SC vai investir R$ 211 milhões em inovação

Comprar imóvel na planta é mais barato, apontam moradores da Região Sul

SC soma 84,5 mil novos empregos até maio, 35,5% mais do que todo ano de 2023

Tarifas de gás natural sobem menos em SC devido à renegociação de contratos