O grupo italiano de tecnologia Zucchetti, que avançou no país principalmente com três aquisições em Santa Catarina nos últimos anos, fechou 2022 com crescimento de 68% no faturamento e de 132% na base de clientes. A companhia, que tem receita bruta anual superior a R$ 7,3 bilhões no mundo, não informou quanto obteve no Brasil, mas revelou que o país é o seu segundo maior mercado. O primeiro é a Itália.

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Conforme o CEO da companhia no Brasil, Alessio Mainardi, com as duas aquisições do ano passado em SC, o número de clientes subiu de 40 mil para mais de 100 mil. Isso fortaleceu a participação da empresa no setor de software de automação comercial para micro e pequenas empresas.

Segundo o executivo, a Zucchetti também se destacou no desenvolvimento sistemas para gestão empresarial e para a área de recursos humanos. Uma das soluções para RH, a Elofy, avançou mais de 80% no ano passado, confirmando que tem grande potencial para crescer ainda mais.

Há 10 anos no Brasil, entre os planos para 2023 estão consolidar a integração das empresas adquiridas em dezembro, a SmallSoft e a Gdoor, de Concórdia, e buscar novas oportunidades de aquisições dentro do perfil do grupo. Em 2022, o investimento da Zucchetti em M&A no país ficou em cerca de R$ 150 milhões.

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Também neste ano, a multinacional informou que trabalhará para avançar no crescimento orgânico porque conta com grande potencial baseado nas tecnologias que detém. Além disso, vai difundir mais os serviços. Uma das estratégias será a participação em feiras, como a Autocom, de São Paulo, apontada como a maior da América Latina em automação comercial.

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