A multinacional Thomson Reuters, gigante global de conteúdo e tecnologia, dona da Domínio, de Criciúma, líder brasileira em softwares para escritórios de contabilidade, acaba de lançar uma suíte com soluções que automatizam a atividade principal do escritório de contabilidade. As soluções contam com uma fintech (banco próprio), automatização e integração de processos financeiros que permitem contabilidade automática de notas fiscais, evitando trabalho manual.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Conforme a Thomson Reuters, as inovações nessa nova suíte incluem três produtos. O primeiro é o Domínio Contabilidade Digital, que realiza contabilidade automática e em tempo real das movimentações financeiras dos escritórios de contabilidade e de seus clientes. Inclui pagamentos automático de impostos previstos, recebimento de parcelas e da folha de pagamento.
O Domínio Conta PJ é uma conta bancária na fintech da Domínio. Por meio dessa conta, é realizada a integração entre as atividades financeiras e a contabilidade. Ela permite emitir boletos, fazer pagamentos por Pix e outras transações.
O terceiro produto da nova suíte é o Domínio Benefícios. Por meio dele, é oferecida plataforma para gerenciar vale refeição e vale alimentação aos colaboradores dos escritórios de contabilidade e das pequenas empresas (PMEs) que são clientes deles. Essa também é solução integrada com a Folha de pagamento.
Continua depois da publicidade
De acordo com o vice-presidente da Thomson Reuters para o setor contábil, Marcondes de Borba, o objetivo com essa suíte é automatizar a atividade dos escritórios contábeis. A empresa ainda não usa inteligência artificial nesses processos. É um plano para mais adiante. Os mais de 250 mil usuários das soluções de contabilidade atendem um universo de 3 milhões de PMEs.
– Lançamos isso para facilitar a vida do contador. Estamos chamando um produto de contabilidade digital. Via open finance, pega toda a movimentação de bancos e contabiliza, fazendo esse trabalho automaticamente ao contador, com total segurança. Hoje, os contadores têm que fazer isso manualmente, usando o extrato – destacou Marcondes de Borba.
Segundo o executivo, essa suíte é uma inovação inédita no mundo. Foi desenvolvida pela Thomson Reuters porque o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos. A empresa também está preparada para atender o setor nas mudanças que virão com a reforma tributária. Conta com um simulador para essa tributação futura.
A Domínio, com essas soluções de automação, gera uma economia de tempo para o contador da ordem de 50%. Assim, ele poderá se dedicar a outras atividades, como melhoria do atendimento aos clientes, que são, na maioria, pequenas empresas.
Continua depois da publicidade
A Thomson Reuters é uma empresa global que oferece ao mercado conteúdo e tecnologia. Está presente em 75 países e tem mais de 26 mil colaboradores. No Brasil, conta com 2,5 mil colaboradores e tem uma atuação destacada em Santa Catarina, onde adquiriu em abril de 2014 a Domínio, empresa de software de Criciúma líder no segmento de contabilidade no mercado brasileiro.
Leia também
Saiba quais produtos de SC faturam mais nas exportações aos EUA e mudanças possíveis
Com plano aeroviário, governador convida empresas aéreas a ampliar número de voos para SC
Saiba o tamanho da frota de jatinhos de SC; total pode surpreender
Congresso Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida começa quinta-feira em Florianópolis
Polo empresarial de R$ 156 milhões às margens da BR-101 é lançado na Grande Florianópolis