A Duas Rodas, multinacional brasileira que é uma das principais fabricantes de aromas e ingredientes para alimentos, anuncia troca da sua liderança executiva principal. O presidente- executivo Leonardo Fausto Zipf passa o cargo em março de 2025 para a diretora de negócios internacionais da companhia, Rosemeri Francener, 44 anos, e segue na presidência do conselho de administração. O desafio da nova presidente será manter o ritmo de expansão da Duas Rodas e ampliar o processo de internacionalização.

Continua depois da publicidade

 Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Atuando na Duas Rodas há mais de 20 anos, Rosemeri Francener tem o perfil necessário para liderar a empresa nessa nova fase, sendo a primeira presidente fora da família Hufenüssler, que fundou a empresa em 1925, em Jaraguá do Sul. É também a primeira vez que a empresa é presidida por uma mulher. A neta dos fundadores, Monika Hufenusler Conrads, foi superintendente da empresa e presidente do conselho de administração.

O atual presidente-executivo da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf (Foto: Divulgação)

A executiva já vinha sendo preparada para novos desafios. Ela está à frente da diretoria de negócios internacionais desde 2016 e teve um papel importante na incorporação, no grupo, da empresa alemã de extratos botânicos tropextrakt GmbH, adquirida em janeiro deste ano. Também participou de outros negócios para expansão da Duas Rodas no exterior, como nos EUA e China.

Continua depois da publicidade

A indicação do nome de Rosemeri foi feita pelo presidente-executivo Leonardo Fausto Zipf ao conselho de administração da companhia, que acatou a indicação. Na presidência desde 2011, ele fez gestão que se destacou pelo crescimento, avanço em uso de tecnologias e internacionalização.

Graduada em administração de empresas pela Católica Santa Catarina, Rosemeri também cursou MBA em gestão financeira, auditoria e controladoria pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Também cursou o Programa de  Desenvolvimento Executivo na IESE Business School (Brasil/Espanha) e o Programa de Gestão Avançada no INSEAD/Fundação Dom Cabral (Brasil/França).

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— Nos últimos três anos, conduzimos um processo criterioso de sucessão e escolha do novo presidente-executivo com o apoio de um comitê interno de recursos humanos e consultorias renomadas. Esse movimento reforça o processo de governança da Duas Rodas, com foco na internacionalização, inovação e competitividade, fortalecendo ainda mais o nosso relacionamento com clientes, além da valorização dos nossos talentos — explica Leonardo Fausto Zipf.  

De acordo com o empresário, o conselho escolheu uma profissional que além de reunir características técnicas importantes para dar seguimento ao planejamento, é uma profunda conhecedora da cultura organizacional, dos colaboradores e dos clientes da Duas Rodas. Significa que manterá a companhia no caminho do sucesso.

Continua depois da publicidade

A Duas Rodas, que no ano passado obteve receita líquida de R$ 1,6 bilhão, cresceu 17% até outubro deste ano. A multinacional catarinense tem fábricas e escritórios em sete países e exporta para mais de 70 países, distribuídos nas Américas, Europa, Ásia e Oceania.

— É uma honra e uma enorme responsabilidade a escolha do meu nome para liderar a operação da Duas Rodas a partir de março. “Assumo com a missão de continuar o trabalho extremamente bem-sucedido realizado até aqui, que permitiu que a empresa se consolidasse como uma das principais multinacionais brasileiras, expandisse sua atuação em mercados importantes e crescesse consistentemente ano após ano — destaca a futura presidente-executiva.

A companhia conta atualmente com 1.700 colaboradores, equipe de pesquisa com mais de 200 pessoas e produz mais de três mil itens para três grupos de mercados. O de flavors, que inclui aromas, extratos botânicos e aditivos; o de food service, com as marcas Selecta, Sepecialitá e Mix; e alimentação animal.  

Leia também

Multinacional alimentícia de SC vai investir R$ 211 milhões em inovação

Quem é a engenheira que lidera construção de arranha-céus e o que diz sobre segurança

Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, anuncia investimento bilionário até 2027