Mesmo em condições econômicas desafiadoras para o setor de construção civil no Brasil e no mundo devido aos juros altos, o Portobello Grupo, multinacional catarinense de revestimentos cerâmicos, fechou o primeiro trimestre de 2024 com crescimento de 7,7% da receita líquida, em R$ 525,5 milhões. Mas o resultado final foi prejuízo líquido de R$ 20,7 milhões, 37% superior ao do mesmo trimestre de 2023.

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O Ebitda ajustado e recorrente alcançou R$ 81,6 milhões, com crescimento de 66,0% frente ao do mesmo período de 2023, destacando que o grupo avançou no resultado operacional. A margem Ebitda ficou em 15,5%.

No mercado nacional, apesar dos juros ainda altos, o grupo alcançou crescimento de 15,4% nas vendas em volume, superando a média do setor. Entre as razões desse impulso maior estavam lançamentos feitos pela empresa na ExpoRevestir, a maior feita de revestimentos cerâmicos da América Latina.  

A rede varejista do grupo Portobello Shop, que tem 156 lojas no Brasil – 28 lojas próprias e 128 franquias – respondeu por 41,6% da receita líquida total.

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Em operação desde meados do ano passado, a nova fábrica Portobello America, nos Estados Unidos, registrou crescimento de 33,1% da receita líquida apesar de ainda enfrentar cenário desafiador de juros altos no mercado americano.

No balanço do primeiro trimestre, o Portobello Grupo informou que este ano vai trabalhar para rentabilizar os investimentos realizados em 2023, em especial o da fábrica nos EUA. Informou também que buscará a redução contínua do endividamento e impulsionará as vendas com a estratégia de multicanalidade.

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