Rumo ao centenário em dezembro de 2025, a multinacional Duas Rodas, de Jaraguá do Sul, que atua com aromas e ingredientes para alimentos e bebidas, tem plano robusto de expansão. Nos próximos três anos, vai investir R$ 211 milhões em inovação, R$ 100 milhões nas fábricas (capex) e planeja adquirir três empresas – na Alemanha, EUA e Brasil – revela o presidente Leonardo Fausto Zipf, que acaba de receber a maior homenagem da indústria brasileira, a Ordem do Mérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
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Há três décadas, o empresário atua diretamente nas estratégias que consolidaram a companhia como a líder no segmento em que atua na América Latina. A empresa se destaca pela qualidade e inovação em produtos e serviços que oferece ao mercado.
Na sede, em Jaraguá do Sul, tem fábricas-laboratórios, onde produtos são desenvolvidos para clientes. Nos últimos anos, a tecnologia e a inteligência artificial se tornaram aliadas para ampliar vendas no Brasil e exterior. Em 2023, a Duas Rodas alcançou faturamento de R$ 1,6 bilhão e no primeiro quadrimestre deste ano cresceu 17%.
Foi Leonardo Fausto Zipf quem liderou a empresa na expansão no Brasil, com novas fábricas em Estância, em Sergipe, e em São Bernardo do Campo, São Paulo. A internacionalização começou com fábrica no Chile, depois na Colômbia, Argentina e México. E, em janeiro deste ano, aquisição de empresa na Alemanha.
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Veja fotos de Zipf no evento da Ordem do Mérito Industrial e da sede da Duas Rodas em SC:
Catarinense de Blumenau, o empresário reside em Jaraguá do Sul onde iniciou a carreira como administrador de empresas e depois aprimorou com cursos de especialização. É casado com Brigitte Hufenüssler Zipf, com quem tem três filhas. A família tem três genros e quatro netos. Além a atuação como executivo da Duas Rodas, Leonardo Fausto Zipf também participa do associativismo empresarial e na área social e de saúde, onde apoia investimentos pela empresa e também faz aportes pessoais. Leia a entrevista a seguir:
O que representou para o senhor e para a Duas Rodas esse reconhecimento da CNI com a Ordem do Mérito Industrial?
– Para mim é motivo de muita satisfação e uma grande honra participar da trajetória de sucesso da Duas Rodas. E para a empresa o prêmio é o reconhecimento pelo esforço conjunto de todas as gerações que construíram a história de quase 100 anos da empresa.
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Desde sua fundação, a Duas Rodas investe constantemente em inovação e tecnologia, atua pautada pela ética, pela valorização de seus colaboradores e com foco nos interesses de seus clientes. Desta forma, a empresa cresceu e se desenvolveu junto com seus clientes e o mercado.
Como o senhor vê o atual momento da companhia?
– Estamos confiantes com as perspectivas de crescimento que temos para os próximos anos. A Duas Rodas tem uma história única, de sucesso e crescimento robusto no mercado de ingredientes para a indústria alimentícia, conquistando, nesses 100 anos, a liderança do mercado latino-americano.
No primeiro quadrimestre deste ano, tivemos um crescimento de 17% no faturamento, comparado ao mesmo período de 2023. As vendas no mercado nacional e internacional e o uso de tecnologias, como a inteligência artificial, foram os principais vetores deste crescimento.
Hoje temos mais de 10 mil clientes espalhados pelas Américas, Europa e Ásia. No início deste ano, anunciamos a aquisição de uma empresa na Alemanha que já está nos permitindo ampliar ainda mais nossa atuação em diversos mercados internacionais. Ou seja, as perspectivas são muito boas.
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Um dos destaques da empresa é a inovação. O que está priorizando nessa área?
– Na Duas Rodas a inovação constante é a base de sua perenidade. Desde sua fundação, em 1925, a empresa investe fortemente em inovação e tecnologia para renovar constantemente seu portfólio de produtos de acordo com as principais tendências mundiais. Seu investimento anual para tecnologia e inovação é de 5% do faturamento total, além dos investimentos de capex nas fábricas. Só em 2023 o montante investido em tecnologia foi de 25 milhões de reais.
No Centro Tecnológico Administrativo (CTA) localizado na Matriz, que concentra a maior parte do capital intelectual da Duas Rodas, a empresa mantém plantas-piloto para o desenvolvimento de produtos. Uma estrutura que comporta fábricas em escala de laboratório, onde são reproduzidas condições de produção de sorvetes, biscoitos, balas, chicletes, pastilhas, refrigerantes, sucos, bebidas de soja, presuntos, salsichas, pratos prontos, entre outros.
Entre as principais tecnologias usadas para transformação digital na Duas Rodas, estão a Inteligência Artificial, IoT (Internet das Coisas) e Analytics, como ferramentas para melhorar eficiência e para monitorar o comportamento dos consumidores de alimentos.
O plano de investimentos em inovação e tecnologia da empresa, que abrange o uso de IA, já permitiu à empresa reduzir o volume de matéria-prima em estoque em 10% e aumentar a capacidade disponível em algumas linhas, como a de spray dryer (que transforma aromas e outros ingredientes líquidos ou pastosos em pó) em até 30%. Além disso, as inovações responderam por cerca de 23% do faturamento em 2022.
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Quanto a Duas Rodas está investindo este ano e o que planeja para 2025?
– Em inovação e tecnologia, vamos investir aproximadamente R$ 211 milhões nos próximos 3 anos. Além disso, temos programados em torno de 100 milhões de reais em investimentos em capex, a maioria direcionados para as fábricas.
Quanto da receita da empresa vem do mercado externo e quais áreas estão em maior crescimento?
– Neste ano, o mercado internacional responde, em média, por 18% da receita total da empresa e deve chegar a 40% nos próximos 4 anos. No começo deste ano, anunciamos a compra de uma empresa na Alemanha. A transação foi parte de um novo ciclo de crescimento da Duas Rodas e estamos confiantes que há muito espaço para evoluir no mercado internacional, mas também no doméstico, onde já somos líderes em diversos segmentos.
Neste momento, estamos com perspectivas de adquirir mais um negócio na Alemanha ainda neste ano. E, para 2025, estamos trabalhando com oportunidades de aquisição de uma operação nos EUA e outra no Brasil.
A companhia tem um foco forte na internacionalização, processo liderado pelo senhor. Como está a Duas Rodas no mercado externo e o que vem priorizando este ano?
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– Nossa estratégia de internacionalização tem sido muito bem-sucedida. Começamos estabelecendo unidades produtivas no Chile, Colômbia e México e, este ano, tivemos a importante aquisição da Tropextrakt GmbH, na Alemanha. Com este negócio, a Duas Rodas estabeleceu um Centro Avançado de Inovação e Logística em um dos maiores mercados globais.
Nós já temos uma atuação muito relevante internacionalmente, e acreditamos que com a Tropextrakt temos condições de ampliar ainda mais nossa atuação global, estratégia que deverá ser reforçada ainda mais com o plano de aquisições na Alemanha ainda neste ano e nos EUA em 2025.
Que projetos da empresa destaca na área de ESG?
– Esta é uma outra questão muito importante para a Duas Rodas. Desde nossa fundação a preocupação com o meio ambiente, com a sociedade e com uma atuação ética sempre esteve presente. O casal de fundadores identificou, desde o primeiro momento, o grande potencial do mercado de produção de óleos essenciais e extratos naturais a partir da biodiversidade da flora brasileira. Então, sempre houve desde o início uma grande preocupação em cuidar do meio ambiente e do entorno, da comunidade que nos cerca.
Orientados pelos princípios de ética, integridade e transparência que guiam nosso crescimento sustentável, nós estabelecemos em 2021 um plano estratégico de sustentabilidade com a formação de um comitê de sustentabilidade e a formação de uma área específica para conduzir a agenda ESG. O processo tem avançado bastante, estabelecemos indicadores para acompanhar a evolução de nossas ações nestas três esferas: ambiental, social e de governança.
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