Com presença consolidada na oferta de tecnologias de ponta para o setor de geração de energia renovável, as multinacionais brasileiras AQTech e Reivax, com sede em Florianópolis, realizaram dias 26 e 27, na cidade do Porto, o Renewable Energy Summit – Portugal Session. O objetivo foi buscar aproximação de players globais de energia.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Ambas com filiais na Europa e clientes por lá, a AQTech e a Reivax fizeram esse evento para conquistar novos clientes e novos mercados na Europa e Ásia. A RME, parceria da AQTech na região, também participou como promotora do  Summit.

O empenho por esses mercados está baseado em dados. Em 2020, por exemplo, as fontes renováveis de energia foram responsáveis por 38% da geração na Europa, de acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE). As principais fontes foram eólica e solar.

A AQTech é uma empresa especializada em monitorar e fazer diagnósticos para o setor de energia. Atualmente, monitora mais de 16 GW de potência instalada. No Summit, a empresa falou sobre como trabalha no atendimento a usinas hidrelétricas, parques eólicos e unidades fotovoltaicas.

Continua depois da publicidade

Com 37 anos de atividades, a Reivax é referência na oferta do power plant controller (PPC) para usinas fotovoltaicas centralizadas. Agora, busca mais espaço para atuação mundial.

Os palestrantes do evento foram o head do Centro de Análise de Condição da AQTech, Emerson Lima, e o coordenador de produto da Reivax, e Cristiano Buhler.  O presidente da AQTech, Sylvio Ramos, e o presidente da Reivax, Fernando Amorim, também acompanharam o evento.

Dias antes, de 20 a 22 de março, a AQTech também participou em Bilbao, na Espanha, da feira Wind Europe. Ela apresentou cases de sucesso na mostra que contou com 500 expositores e atraiu público de 12 mil pessoas.  

Um dos cases da empresa de SC foi o monitoramento em tempo real da performance dos componentes de turbinas eólicas. O outro, é o uso de machine learning para avaliar anomalias de vibrações em componentes de turbinas eólicas. Além da atuação nas Américas, a AQTech já tem clientes na Europa e na Ásia, incluindo Portugal, Filipinas e Indonésia.

Continua depois da publicidade

Leia também

Cidade de SC empossa quarta mulher à frente da associação empresarial; veja quem são

Puxada pela indústria e serviços, SC mantém o segundo lugar na geração de empregos

Montadora chinesa GWM pretende instalar filial em SC

Porto de SC é líder em cargas siderúrgicas entre terminais públicos