Um dos temas que vêm despertando maior interesse e que será debatido no Summit Cidades, que abriu nesta segunda-feira e vai até quarta, no CentroSul, em Florianópolis, é a mudança climática. De acordo com Marcelino Ito, superintendente da Fepese, organizadora do evento, esse assunto chamava atenção antes da tragédia gaúcha porque é uma preocupação constante em prefeituras de SC.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– Entre os desafios que preocupam todas as cidades brasileiras estão os grandes desastres climáticos. As cidades não estão preparadas para isso. São poucas as preparadas de forma adequada para para enfrentar essas . As questões são que trabalho de prevenção fazer, como mitigar – observa Ito.
Segundo ele, Santa Catarina é uma referência nacional nisso porque se preparou um pouco melhor do que outros estados. A população de SC sabe mais se defender em momentos mais críticos.
Este tema está sendo abordado em algumas palestras e painéis. Um deles, nesta segunda-feira, foi sobre “Mudanças climáticas e Desenvolvimento Econômico”. O próprio ambiente do Summit, com prefeitos e autoridades de diversas regiões de Santa Catarina e do Brasil, favorece a troca de informações sobre medidas preventivas que prefeituras estão adotando na área do clima.
Continua depois da publicidade