O tijuquense Ody Varella, 101 anos, um dos principais líderes do associativismo empresarial catarinense, faleceu neste sábado (25), em Florianópolis. Ele foi um dos fundadores e primeiro presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) em 1971, também foi presidente da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) e diretor da Associação Empresarial de Joinville (Acij).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Visionário e trabalhador, ele começou a carreira como administrador e contabilista nas empresas Cônsul e Tigre, de Joinville. Nessa fase, seguia praticando esportes porque tinha sido atleta de vôlei, futebol e basquete. Por isso, foi fundador da Liga Atlética Norte Catarinense e também presidiu a Federação Atlética Catarinense por 12 anos.
Como líder empresarial, presidiu a Acif de 1971 a 1975 e de 1985 a 1987. Foi nessa fase que participou da criação da Facisc e foi seu primeiro presidente.
Isso permitiu a ele ser o articulador, junto ao governo de Antônio Carlos Konder Reis, para que o início da BR-282 fosse em Florianópolis. Com essa decisão, ela se tornou a rodovia da integração entre o Leste e o Extremo-Oeste do Estado. O plano inicial era de que ela começaria no Sul do Estado.
Continua depois da publicidade
Em mais de 40 anos de atividades, Ody Varella recebeu diversos títulos e homenagens. Um deles foi o de Cidadão Honorário de Florianópolis. Quando completou 100 anos, em 3 de novembro de 2021, foi homenageado pela Acif. Ganhou um evento com bolo. Entre as lideranças presentes na comemoração, o presidente da entidade, Rodrigo Rossoni, ex-presidentes e o presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves.
Ody Varella era viúvo de Maria Eulália Fernandes Varella, com quem teve três filhos. Também deixou sete netos e sete bisnetos. O velório foi realizado na noite deste sábado, no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis.
Leia também
Governo de SC anuncia meta de 50% de tratamento de esgoto com participação privada
Risco de gripe aviária motiva prevenção e causa incertezas ao setor agroindustrial
Convenção de operadora de turismo é aposta para promover o destino catarinense