O empresário Jair Philippi, 90 anos, industrial, agropecuarista e ex-prefeito de Bom Retiro, faleceu na manhã deste domingo, às 7h44min, em sua residência, em Florianópolis. Ele tratava consequências de uma queda que sofreu há cerca de um mês.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O corpo do industrial será velado a partir das 13h30min em capela do Cemitério do Itacorubi, onde também será sepultado. Ele deixa a esposa Luiza Helena Meyer Philippi, os filhos Arno, Luciana, Fernando e Jair, e 10 netos.
Jair Philipe nasceu em Águas Mornas e mudou com a família para Bom Retiro, onde seguiu a atividade do pai de extração e industrialização de madeiras. Fundou a primeira empresa no setor madeireiro em 1961. Depois, abriu mais d e uma dezena de empresas em Bom Retiro, região de Florianópolis, Paraná e Paraguai, nas áreas de madeira, construção civil, pré-moldados, e agronegócio.
Jair, colostomizado, ex-político e industrial: um xará do presidente
Continua depois da publicidade
Com atuação forte no associativismo, também foi diretor e conselheiro da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Ele foi um dos entrevistados do progama Histórias da Indústria, da federação.
O empresário ingressou na política em 1963, como vereador em Bom Retiro e, mais tarde, elegeu-se prefeito da cidade. Depois, passou a acompanhar a política de longe, dando prioridade à atividade empresarial.