O industrial Nelson Zen, de Brusque, cofundador da Zen S.A., faleceu nesta segunda-feira (11), aos 91 anos. Junto com o irmão Hylário Zen, em maio de 1960, ele fundou a indústria Irmãos Zen, para fabricar peças de rádio. Três anos depois, Nelson, apaixonado por tornearia mecânica, começou a fabricar impulsores para motores de veículos, o que colocou a empresa, décadas depois, como a maior fornecedora global desse produto para o mercado de reposição, com exportações para mais de 60 países.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– Comunicamos com profundo pesar o falecimento de Sr. Nelson Zen, um dos fundadores da ZEN S.A., aos 91 anos, ocorrido nesta segunda-feira, dia 10. Sua dedicação à geração de empregos dignos e sua contribuição para o avanço econômico da região foram fontes de grande orgulho para este notável empresário, que deixou sua marca na história da metalurgia em Santa Catarina – afirmou a Zen S.A. na nota sobre o falecimento do industrial (leia a íntegra no final desta matéria).
Anos após a fundação da empresa, enquanto o irmão Hylário Zen se dedicava mais ao associativismo e à política, como prefeito de Brusque, Nelson seguia o foco na indústria. Atualmente, a Zen segue fabricando impulsores de partida para parte das montadoras globais e também para o mercado de reposição. Se destaca no mercado pela alta qualidade dos produtos e gera cerca de mil empregos diretos.
O presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, falou sobre o legado de Nelson Zen para o setor industrial.
Continua depois da publicidade
– Nelson Zen se destacou pela sua inventividade e criatividade, formando uma parceria muito frutífera com o irmão. Além do exemplo de integridade, Nelson, juntamente com Hylário, nos deixa uma grande contribuição para a economia e geração de empregos – afirmou Aguiar.
O industrial Edemar Fischer, vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itajaí Mirim, lamentou a perda e disse que Nelson Zen foi um dos empresários que ajudaram a construir a história de Brusque.
Leia a íntegra da nota de pesar da Zen S.A.:
-Comunicamos com profundo pesar o falecimento de Sr. Nelson Zen, um dos fundadores da ZEN S.A., aos 91 anos, ocorrido nesta segunda-feira, dia 10. Sua dedicação à geração de empregos dignos e sua contribuição para o avanço econômico da região foram fontes de grande orgulho para este notável empresário, que deixou sua marca na história da metalurgia em Santa Catarina.
Nascido em Brusque (SC), Nelson iniciou sua jornada aos 14 anos na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, onde passou por diversas etapas, desde oficinas de manutenção em tecelagem até fiação. Foi lá que, ainda antes de completar 18 anos, teve seu primeiro contato com o setor industrial e descobriu sua paixão pelo ofício de torneiro mecânico, uma paixão que o acompanhou ao longo de toda a vida.
Continua depois da publicidade
Criatividade e empreendedorismo marcaram sua trajetória. Juntamente com o irmão Hylário, falecido em 2020, transformaram um sonho em realidade. Em 1960, fundaram a metalúrgica Irmãos Zen, hoje conhecida como ZEN S.A., uma das principais fabricantes de autopeças do Brasil e uma significativa fornecedora para o mercado internacional, exportando para mais de 60 países.
As dificuldades nos primeiros anos de empreendedorismo formaram o cenário perfeito para que uma mente inquieta desbravasse novos horizontes. Diante de uma pequena oficina com poucos recursos, Nelson desenvolveu o talento pelo qual seria reconhecido, a criatividade. Apaixonado pela arte da ferramentaria, em suas mãos equipamentos simples ganhavam contornos de máquinas robustas e outros eram desenvolvidos do zero.
A inteligência e a curiosidade de Sr. Nelson possibilitaram a fabricação do primeiro impulsor de partida da ZEN, em 1963. Desde então, os impulsores se tornaram o carro-chefe entre as linhas de produtos da empresa. É inegável que sua inventividade e comprometimento moldaram o DNA da organização, que se destaca pela tradição em processos enxutos de produção altamente eficientes e pela qualidade reconhecida internacionalmente.
Que neste período de pesar, família e amigos encontrem serenidade, sabendo que o legado do Sr. Nelson permanecerá vivo na essência da ZEN S.A., inspirando gerações futuras – escreveu a empresa Zen S.A.
Continua depois da publicidade
Leia também
Mapa do consumo de SC sobe para R$ 370,8 bilhões e maioria das grandes cidades cresce
Guilherme Bertani é eleito presidente da Associação Empresarial de Joinville
Döhler é finalista em prêmio de reputação que tem votos de clientes
Multinacional chinesa investe R$ 50 milhões em SC para fabricar baterias