Santa Catarina perdeu nesta sexta-feira o empresário José Adami Neto, 67 anos, presidente da Adami SA, indústria de Caçador, no Oeste do estado, que atua na produção de celulose, papel e em outros segmentos. Ele estava internado em hospital de São Paulo e faleceu na madrugada, deixando a esposa Carla e os filhos Pedro Henrique e José Victor.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) destacou a relevante contribuição de José Adami Neto para o desenvolvimento do Estado. O presidente em exercício da entidade, Gilberto Seleme, ressaltou a atuação do industrial como líder da Adami e engajado no associativismo.
– Visionário, de espírito empreendedor, José Adami Neto participava das mais relevantes iniciativas sociais. Sempre tinha uma grande preocupação com a sociedade e com os colaboradores de suas empresas. Como empresário, tinha uma imensa preocupação em reinvestir os resultados – revelou Gilberto Seleme, que também é de Caçador e era amigo do industrial.
Fundada em 1942 pelo avô de José Adami Neto, a Adami SA, além de produzir celulose e papel, também fabrica portas e molduras e atua com reflorestamento e na geração de energia. Atualmente, conta com mais de 700 colaboradores diretos.
Continua depois da publicidade
– José Adami Neto soube conduzir e impulsionar a empresa familiar, consolidando sua relevância para Santa Catarina e região, além de ter contribuído de forma incansável nas entidades de classe e nas ações sociais nas quais se destacou – disse o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, que está participando de missão empresarial em Boston, nos Estados Unidos.
A Associação Empresarial de Caçador (Acic) lamentou o falecimento do empresário José Adami, líder de uma das empresas fundadoras e associada da entidade. Ele também foi conselheiro da Acic por duas décadas.
– José Adami era um visionário cuja liderança e determinação foram uma fonte de inspiração para todos ao seu redor. Sua capacidade de transformar desafios em oportunidades e sua visão de futuro consolidaram a empresa como uma das maiores do país. Era nascido em Florianópolis, mas caçadorense de coração, sempre com um olhar atento em prol da comunidade e de todos os colaboradores. Sua liderança é exemplo para todos nós e sua contribuição permanece presente na história da Associação Empresarial de Caçador – afirmou o presidente da Acic, José Carlos Tombini.
O industrial José Adami Neto nasceu em Florianópolis em 4 de abril de 1957, filho de Victor Baptista Adami e Vanira Gomes Adami. Cursou engenharia mecânica e engenharia de segurança no trabalho na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Também fez graduação em administração na Universidade do Contestado e MBA na FGV.
Continua depois da publicidade
Ingressou na empresa em 1978 como diretor comercial e assumiu a presidência em 2003. Atualmente, tambem era presidente do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose de Santa Catarina (Sinpesc) e membro do Conselho do Centro das Indústrias de Santa Catarina (Ciesc), entidade do Sistema Fiesc.
As despedidas ao empresário serão neste sábado. O velório será das 9h às 16h no Plenário Oswaldo José Gomes, da Câmara Municipal de Caçador. Depois, haverá missa e sepultamento no Cemitério Municipal de Caçador.
Leia também
Associação empresarial de SC vai eleger a empresária e o empresário do ano
Sou Fujimoto, icônico arquiteto japonês, assina projeto em bairro de luxo em SC
Festival do Imóvel é atração para quem planeja investir para morar ou alugar
Santa Catarina define projeto para desenvolver a ovinocultura