Santa Catarina se despediu nesta sexta-feira do executivo e líder associativista Horst Maul, 95 anos, um apaixonado pela indústria têxtil, que atuou por 78 anos no Grupo Lepper. Foram 75 anos na Fiação São Bento, em São Bento do Sul, após três anos na Cia Fabril Lepper, em Joinville.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Hosrt Maul ganhou projeção em 2019, quando, no meio da polêmica sobre plano de corte de incentivos fiscais estaduais pelo governo de Carlos Moisés, deu um depoimento contundente, dizendo que a indústria têxtil de SC fecharia sem os incentivos fiscais. Assim, os percentuais de benefícios foram mantidos.
Formado técnico em contabilidade, o executivo foi um típico intraempreendedor, o profissional que empreende dentro da empresa. Durante décadas, ele foi diretor da Fiação São Bento, sendo o braço direito do empresário Henrique Carneiro de Loyola, então presidente do grupo, que nesta sexta-feira registrou a perda do amigo e colaborador nas redes sociais.
– Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Horst Maul. Ele ingressou no Grupo Lepper em 1945, em Joinville, como office-boy. Em 1948 subiu a serra Dona Francisca para começar na Fiação São Bento, que estava sendo constituída. Ao longo de mais de 75 anos na Fiação, ele foi fundamental para o seu crescimento e consolidação, chegando a diretor. Era um líder competente, sempre com um olhar muito sensível e humano para as pessoas – e, por isso, era admirado por todos. Que Deus o acolha em seus braços – e que console o coração dos que ficaram – escreveu em nota Henrique Loyola junto com a esposa, Helga Loyola.
Continua depois da publicidade
– Horst Maul sempre foi competente e muito fiel com nossas empresas. Deixou um legado muito bonito e será sempre muito bem lembrado. Ele não tinha empresa, mas considerava a Fiação São Bento como empresa dele, vivia para ela e a considerava como sua casa – destacou Sérgio Rodrigues Alves, genro de Loyola que presidiu por um período a Fiação São Bento.
Além de líder longevo na Fiação São Bento, Host Maul foi destaque no associativismo. Ele foi um dos fundadores e presidente da Associação Empresarial de São Bento do Sul e um dos fundadores da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc) em 1971. Também se destacou na liderança de projetos sociais e foi vereador por um mandato em São Bento.
Nos anos recentes, Host Maul recebeu duas homenagens pela trajetória como liderança do setor têxtil. Em 2021 foi homenageado pela Fiesc e, em 2019, pela Assembleia legislativa.
– Durante todos esses anos de trabalho eu sempre tive a confiança e o apoio total do senhor Henrique Loyola. Eu sempre tive por objetivo que está dentro de mim me dedicar de corpo e alma para as minhas atividades. Não consigo me desligar. Acho que, para mim, é saudável. Isso me faz ainda ter essa vontade de continuar. Enquanto eu tiver força e possibilidade, acho que eu poderia seguir aqui na empresa, como se fosse um pai de todos os funcionários que estão trabalhando conosco – disse o executivo, em depoimento para vídeo da Fiesc antes de ser homenageado.
Continua depois da publicidade
Horst Maul faleceu no fim da tarde de quinta-feira (31), no Hospital Unimed de Joinville. Ele estava tratando de uma pneumonia. Deixou esposa, filho, nora e dois netos.
Leia também
Santa Catarina alcança terceira maior alta na criação de vagas do país de julho a setembro
BMW lança no Brasil carro de luxo que é fabricado na planta do México
Hospital Unimed Grande Florianópolis anuncia que vai abrir maternidade
FOTOS: Maior rede varejista do Japão inaugura loja em shopping de Florianópolis