Maior fabricante privada de automóveis da China com destaque para linha de elétricos, a GWM, da sigla inglesa Great Wall Motors, informou para o governo de Santa Catarina que estuda instalar uma filial no Estado para a importação de veículos e também importação e montagem de peças. A companhia adiou para o segundo semestre deste ano o início de produção de carros em São Paulo, em unidade que receberá investimento de R$ 10 bilhões.
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O plano para Santa Catarina foi anunciado na tarde desta quarta-feira (27) por executivos da empresa em reunião com o governador Jorginho Mello (PL) e secretários do Estado. A GWM foi representada pelo diretor de Relações Institucionais, Ricardo Bastos, e o diretor Financeiro, Wayne Chien.
Da parte do governo catarinense, também participaram o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, que no ano passado fez o primeiro contato com a companhia em São Paulo e convidou para conhecer o potencial de SC; mais o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert; e o presidente da SCPar, Renato Lacerda.
Os executivos explicaram que a intenção de instalar essa sede em SC ocorre em função de diferenciais do Estado como infraestrutura, qualificação de trabalhadores e ambiente favorável a negócios. Entre os destaques estão cinco portos e aeroportos para importações.
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– Estamos à disposição para ser parceiros. Somos um estado que respeita o meio ambiente e projeta grandes negócios. Por aqui já temos mão de obra qualificada, berço da tecnologia e inovação, além de uma ótima infraestrutura com os portos. Temos conseguido dar segurança para muitas empresas se instalarem aqui e isso tem acontecido cada vez mais. Vamos manter esse diálogo e torcer para dar tudo certo – afirmou Jorginho Mello.
O plano da empresa é avaliado com otimismo por lideranças de SC porque significa mais empregos nas áreas de logística e autopeças. Este último setor passa por transformação em função dos carros elétricos.
– Esse encontro é mais um espaço para atrair a empresa chinesa para Santa Catarina. Sob a liderança do governador Jorginho Mello temos como uma das missões fortalecer o desenvolvimento estadual e gerar oportunidades de emprego e renda para os catarinenses. A vinda da GWM tem muita conexão a nova política de desenvolvimento centrada na descarbonização, transição energética e mobilidade elétrica do Governo do Estado – disse Marcelo Fett.
O diretor da GWM, Ricardo Bastos, disse que a companhia já tem alguns investimentos no Brasil, mas a empresa tem uma estratégia de longo prazo. Por isso, vê Santa Catarina como uma oportunidade importante.
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– Santa Catarina hoje é referência na venda de veículos eletrificados no Brasil. É um Estado que tem feito movimentos muito importantes. A gente sabe que aqui existem a preocupação ecológica e ambiental, conhecemos a infraestrutura, o setor portuário, que fazem de Santa Catarina um estado com oportunidades – afirmou Ricardo Bastos.
Presença no mercado e planos no país
A GWM já lançou no Brasil o híbrido Haval 6, que é sucesso de vendas, e o 100% elétrico ORA, um carro menor, de entrada para quem quer estrear no segmento de elétricos. Em Santa Catarina, a marca tem como concessionária o Grupo Dimas.
A empresa havia anunciado que iniciaria atividade de uma montadora no Brasil, em Iracemópolis, São Paulo, em maio deste ano. Mas adiou para o segundo semestre em função da volta de tributação de importação para veículos elétricos no começo deste ano e de exigências do programa nacional Mover, que visa incentivar a produção de veículos eletrificados nacionais. A empresa iria montar uma camionete antes no país, mas, agora, pretende fazer o Haval.
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