Como boa parte dos consumidores está preferindo fazer compras em supermercados no modelo atacadista, que oferece preços mais acessíveis, empresas do setor em Santa Catarina estão investindo também em lojas compactas nesse segmento. A opção preferida é transformar supermercado normal, bem localizado, em atacadista compacto. (Veja fotos no final desta matéria)
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Quem estreou modelo assim nesta quarta-feira foi a rede Brasil Atacadista, do Grupo MundialMix, da Grande Florianópolis. A empresa inaugurou no bairro Ipiranga, em São José, o primeiro Brasil Atacadista Compacto, que é uma loja da rede Supermercados Imperatriz, também do grupo, convertida em atacadista, para vendas aos consumidores do atacado e varejo.
Entre as empresas catarinenses do setor que já fizeram conversão estão o Fort Atacadista, que mudou algumas lojas Comper para o modelo de atacado, e o Angeloni, que estreou nesse segmento este ano transformando três supermercados em lojas da nova rede Super A, de atacarejo. A rede blumenauense Cooper, que atua no segmento com a marca Cooper Atacarejo, também tem feito conversões de lojas de supermercados normais para atacadista.
O Grupo Koch, de Tijucas, fez a transformação de dois supermercados em atacado nas cidades de Navegantes e São João Batista. A primeira loja que passou por conversão foi há cinco anos, após análise do mercado da região. Na avaliação do CEO, José Koch, os dois modelos de negócios – supermercado e atacados – estão crescendo no estado e há espaço para expansão em ambos. Isso porque tem clientes que buscam preço e os priorizam a experiência de compra. Segundo ele, para 2024, a empresa seguirá investindo em novas lojas e, por enquanto, não tem previsão de conversão de supermercado em atacado.
Continua depois da publicidade
Uma das vantagens dessa tendência é que lojas nas regiões centrais de cidades ou mais próximas permitem que um maior número de consumidores tenha acesso a esse modelo. Hoje, boa parte da população de regiões centrais de cidades precisa se deslocar para outros bairros para comprar num atacarejo. E para as empresas, é melhor porque não precisam fazer um invetimento elevado numa loja totalmente nova, embora seja preciso remodelar totalmente unidade em endereço já consolidado.
A primeira loja compacta do Brasil Atacadista, aberta nesta quarta, conta com área de 8 mil metros quadrados, sendo 1.505,08 metros quadrados de área de venda e oferece aos consumidores mais de 10 mil itens, que podem ser adquiridos nas opções de atacado e varejo.
O diretor de expansão do grupo, Vidal Lohn Filho, observa que as lojas compactas permitem atendimento diferenciado, mais “aconchegante”. Essa é a 11ª loja de atacarejo do grupo, gerou mais de 70 novos empregos e conta com estacionamento para 233 veículos. Vidal Lohn destaca que o Grupo MundialMix é uma empresa familiar de quase 50 anos no setor, por isso entende as necessidades dos consumidores. Conta com lojas em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Palhoça, Biguaçu, Itajaí, Rio do Sul e Lages.
Imagens da inauguração da loja compacta do Brasil Atacadista:
Continua depois da publicidade
Leia também
Pacote da Celesc inclui gestão e estudo sobre potencial energético de barragens de contenção
Quase 400 mil pequenas empresas afetadas por chuvas precisam de crédito, alerta o Sebrae SC
Governo publica MP do Pronampe Emergencial SC, mas crédito será liberado após o decreto
Atingidos por chuvas compram a prazo no comércio para repor perdas, informa varejista
Como SC planeja arrecadar mais sem elevar alíquota de ICMS
Indústrias do Sul lideram práticas para reduzir a poluição do ar, mostra pesquisa CNI
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC