Foi com vendas acima das expectativas a estreia do Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco nas feiras de negócios. A Fenin Fashion Verão 2022/2023, realizada entre quarta-feira e esta sexta-feira, somou perto de R$ 300 milhões em negócios e atraiu cerca de 8 mil lojistas nos dois primeiros dias, informou o organizador Julio Viana.
Continua depois da publicidade
Participaram 250 marcas que venderam itens de inverno, primavera e verão.
Receba notícias do DC via Telegram
— Nosso estande não ficou um minuto sem cliente. A marca Mormaii está vendendo este ano 100% mais do que em 2021 — disse o empresário Luiz Mantelatto, franqueado que atua com essa e outras marcas.
Julio Viana, que transferiu a realização da Fenin Fashion Verão de São Paulo para Balneário Camboriú, disse que o evento só não foi maior porque as marcas tiveram pouco tempo para se organizar para a feira. Mas quem veio vendeu quase tudo o que tinha em capacidade produtiva.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, a realização da Fenin em Balneário trouxe mais expositores catarinenses e também permitiu às marcas de fora conquistar novos clientes no varejo, especialmente de Santa Catarina.
A marca Hangar 33, do grupo Lunelli, de Guaramirim, foi outra que aproveitou vender itens de primavera e verão. Segundo o vendedor Leonardo Witt, a demanda está tão alta que no mês de maio as vendas na loja conceito da marca, em Jaraguá do Sul, superaram as registradas em dezembro, mês do Natal.

O representante da Hangar 33, Rafael Ferrão, disse que está sendo possível atender aos pedidos porque a empresa conta com estoque de matérias-primas. Isso porque um dos gargalos da produção têxtil e de moda no Brasil está sendo a falta de insumos importados.
A conquista de novos clientes foi um ponto destacado pela empresária Rosane Melo da Silva, sócia da marca Ana Rosa, de Porto Alegre, que participou da Fenin em iniciativa com apoio do Sebrae. Segundo ela, foi possível iniciar fornecimento com empresas de Balneário Camboriú, Itajaí e Brusque. A marca gaúcha oferece alfaiataria feminina com cores fortes.
Continua depois da publicidade

Sócio da marca Consciência Jeans, o empresário paulista Hadi Hamade, também registrou vendas elevadas na Fenin. Ele disse que o mercado está superaquecido e vai vender mais quem tiver velocidade. Segundo ele, diante do dólar alto e escassez de matérias-primas, a produção nacional é priorizada.
Hamade enfatiza que o Brasil é um dos três países do mundo que contam com cadeia completa para jeans, com o diferencial de ser sustentável porque o algodão é cultivado em lavouras sem irrigação.
Infraestrura da cidade agrada
Além da infraestrutura do novo centro de eventos, com mais acessibilidade, os expositores aprovaram a cidade de Balneário Camboriú para sediar feiras. Isso porque oferece diversidade de hotéis, restaurantes e outros serviços com alta qualidade e preços justos.
O empresário Djalma Berger, sócio do consórcio BC Eventos, concessionário do Expocentro, afirma que a série de eventos empresariais no empreendimento vai viabilizar um aquecimento do setor de serviços de Balneário durante a semana. Assim, empresas da cidade poderão alcançar equilíbrio maior porque durante os fins de semana já contam com o turismo de lazer, que garante ocupação elevada.
Continua depois da publicidade