Ao comentar avanços alcançados em 2022, destacados no Relatório de Sustentabilidade do Grupo Malwee, que acaba de ser divulgado, o CEO da companhia, Guilherme Weege, chamou a atenção sobre a urgência da preservação da natureza, o que exige mudar a forma de consumir moda. Segundo ele, para o grupo, o modelo “extrair, usar, descartar” não se encaixa em um mundo que vive emergências climáticas e humanitárias.

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– Precisamos desafiar o modelo de criar produtos que já nascem para se tornarem obsoletos. Além do problema do descarte, essa lógica nos traz a sensação de que sempre há uma novidade melhor do que a última. É importante nos dedicarmos a construir uma moda sem ansiedade, que nos permita expressar nossa personalidade de forma genuína e que nos ajude a viver o nosso melhor – afirmou Guilherme Weege.  

No relatório, a Malwee mostra avanços em metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, menor consumo de água na produção de peças e redução no uso de plástico virgem. O grupo atua com as marcas Malwee, Malwee Kids, Enfim, Carinhoso e as nativas digitas Básico.com e Basicamente.

Conforme a companhia, no ano de 2022, 89% dos itens foram produzidos com menor impacto ambiental. Foi possível diminuir em 5,4% o consumo de água por peça produzida frente a 2021.

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A empresa também reduziu as emissões na atmosfera em 22% frente a 2019 e em 32% frente a 2021. Esse resultado variou assim porque houve falta de biomassa no mercado, explicou a empresa. O maior impacto disso veio do gás natural.

Outro destaque foi a redução, quase total, do uso de plástico virgem em sacolas de lojas. O uso de sacola de papel chegou a 93,63%, 38% mais do que em 2021. E todos os sacos para embalagem de produtos foram feitos com plástico reciclado, chegando a 99,98% do total.

Guilherme Weege, CEO do Grupo Malwee Foto: Divulgação

A Malwee foi a primeira empresa do Brasil a produzir uma calça jeans usando apenas um copo de água, o que significou consumo 98% menor do que a média. Agora, outras peças também são feitas pela empresa usando essa quantidade mínima de água.

Referência mundial

Outra informação relevante da publicação é que a Malwee tem projeto de tecido feito com fios de roupas usadas que é referência mundial. A empresa fez a primeira coleção com insumo feito em 70% de roupas usadas. Na segunda coleção, chegou a 85% com esse material, a maior média mundial.

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O Relatório de Sustentabilidade do Grupo Malwee é feito de acordo com as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), com o objetivo de dar transparência a todas as ações da empresa na área de ESG. Está disponível no site para quem quiser saber outras informações, inclusive na área de pessoas.

O alerta da companhia na área de sustentabilidade é para que as pessoas, antes de adquirir uma roupa, pensem antes se foi produzida de forma sustentável e se terá um uso prolongado. A estratégia da sustentabilidade tem ajudado no crescimento do grupo, que faturou no ano passado R$ 1,5 bilhão.

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