Menos de 24 horas depois do anúncio do embargo do Japão à importação de carne de aves de Santa Catarina devido a caso de influenza aviária em propriedade não comercial, o governador Jorginho Mello se reuniu em Brasília com o ministro da Agricultura, Carlos Fávero. Ele ouviu do ministro que a busca de acordo para o fim da suspensão das importações será prioridade na missão ao Japão na próxima semana.
Continua depois da publicidade
Ministério da Agricultura fará missão ao Japão para tentar reabrir mercado ao frango de SC
Carlos Fávero viajará acompanhado de equipe técnica e de executivos de agroindústrias para a Ásia. No Japão, disse que vai rediscutir protocolo do país asiático, que é mais rígido no caso de ocorrência de influenza em propriedade não comercial.
– O embargo que Santa Catarina sofreu do Japão nos preocupa. Então a gente veio aqui, ao encontro do ministro, ele tem uma missão esta semana ao Japão e a gente veio mostrar a preocupação de Santa Catarina pela importância que representa para a economia de SC a carne aviária, pelo nível de produção que a gente tem. Estamos preocupadíssimos e viemos aqui pedir que nos ajude lá no Japão – disse Jorginho.
– Santa Catarina não está fora do protocolo. O Brasil continua sendo um dos quatro países do mundo (com produção importante), sem gripe aviária. O que aconteceu em SC foi em criação caseira. O Japão tem um protocolo mais rígido, que está sendo revisado pelo mundo inteiro. Então, passou a ser nossa prioridade, prioridade número um da nossa missão. Já estamos em tratativas para rediscussão desse protocolo – disse Fávero.
Continua depois da publicidade
Ele lembrou que SC é referência em sanidade animal para o Brasil. Para o ministro, também é de interesse do Japão encerrar esse embargo porque o país precisa importar o produto catarinense.
Atualmente, Santa Catarina responde por 30% do total de exportações de proteína de frango ao Japão, país que compra do Brasil 70% do que importa desse produto. Por isso, existe a expectativa de que esse embargo seja suspenso rápido.
Japão é o maior importador de frango de SC e essa é a primeira suspensão
Fávero já tinha missão agendada para o Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos visando negociar novas oportunidades de mercado. Em função da ocorrência do embargo em SC, problema também enfrentado pelo Espírito Santo, mais técnicos e executivos de agroindústrias vão acompanhar o ministro no Japão.
Segundo a assessoria, Jorginho Mello não irá ao Japão. Ele se reuniu com Fávero acompanhado dos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; dos Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; e com a Secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco. O governador foi a Brasília tratar também de outros assuntos de interesse do governo, em viagem que já estava agendada previamente.
Continua depois da publicidade