O Ministério da Agricultura organiza missão técnica ao Japão para, na próxima semana, conversar com autoridades sanitárias daquele país. O objetivo é tentar reverter a decisão sobre a suspensão das compras de carne de frango de Santa Catarina em função do caso de influenza aviária em propriedade não comercial no Sul do Estado.

Continua depois da publicidade

Japão suspende importação de frango de SC após caso de gripe aviária

O grupo será liderado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávero. Vão participar técnicos e também representantes de empresas catarinenses que exportam para o Japão. A informação é de fonte do setor, segundo a qual executivos de empresas estão se preparando para a viagem para ter reuniões na próxima semana.

Segundo ele, a expectativa é de que o Japão concorde em reverter a medida porque o caso da doença não foi em propriedade comercial. Além disso, como o país é grande importador de carne de SC, o produto fará falta no mercado porque os fornecedores não podem ser substituídos de uma hora para outra.

O Japão compra cerca de 400 mil toneladas de carne de frango do Brasil por ano e em torno de 30% é de produção catarinense, o que significa que o Estado é um dos principais fornecedores do Brasil ao país, informou fonte da coluna.

Continua depois da publicidade