O empresário Miguel Abuhab, de Joinville, está recebendo mais apoio para que a sua proposta de digitalização da cobrança da reforma tributária, denominada “split payment” (pagamento compartilhado), se torne realidade. Nesta quinta-feira, acompanhado do gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional e ex-prefeito de Joinville, Carlito Merss, teve uma reunião com o secretário da Reforma Tributária, Bernard Appy, e técnicos da pasta, em Brasília.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Na próxima semana, a reunião será com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. E na quarta-feira desta semana, Abuhab recebeu em seu instituto, em Joinville, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, que também foi conhecer mais a proposta e dar apoio. Ele estava acompanhado de Carlito Merss.

Miguel Abuhab (E) recebeu Décio Lima e Carlito Merss, quarta-feira, para falar sobre a proposta (Foto: Divulgação)

Empresário do setor de tecnologia de Joinville, fundador das empresas Datasul (fundida com a Totvs) e a NeoGrid, Abuhab, em 2003, por sugestão do então governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, criou um modelo de cobrança digital de impostos que não pôde ser adotado por SC porque existiam muitos impostos estaduais.

A conclusão foi de que seria ideal para o país, na cobrança do IVA. Então, desde aquela data, Abuhab vem divulgando o modelo e apresentando para lideranças do governo. Agora, a equipe de técnicos que elabora a regulamentação da reforma tributária, incluiu o split payment como opção de cobrança porque é um modelo que permite arrecadar na hora os valores para o fisco e para o proprietário da mercadoria ou serviço.

Continua depois da publicidade

Leia também

Programa do governo de SC recupera R$ 3,5 bilhões em dívidas de ICMS

Fifa investe US$ 4 milhões em usina solar em parque tecnológico de Florianópolis

Pesquisadora de neurociência falará sobre saúde mental na ExpoGestão

Especialistas apontam oportunidades ao Brasil em meio às crises internacionais

Confederação sugere pacto pela liberdade econômica em todos os municípios

WEG entra no Top Five das empresas com maior valor de mercado da Bolsa