O dever de oferecer formação às pessoas para trabalhar com tecnologia, com inteligência artificial é das empresas, que não devem ficar esperando por governos. O alerta foi feito nesta quinta-feira (16), na Expogestão, pela presidente da Microsoft Brasil, Tânia Consentino.
Continua depois da publicidade
Segundo a executiva, a falta de formação para tecnologia está evidente no Brasil diante de um contingente de 13 milhões de desempregados enquanto há meio milhão de vagas em aberto na área de tecnologia da informação porque não há trabalhadores qualificados. Ela informou que para participar dessa formação, a Microsoft assinou uma parceria com o Senai que visa formar no país 3 milhões de jovens em inteligência artificial.
Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina
— É nosso dever, não adianta esperar do nosso governo, não é nem do governo brasileiro, mas de governo nenhum do mundo. É nosso dever como empresa, como setor privado, acelerar a requalificação dos nossos profissionais para que a gente não tenha aqui um problema social bastante grande – afirmou ela.
Tânia Consentino disse não acreditar que a máquina vai substituir os humanos, mas que já viu grandes deslocamentos de trabalhadores no mercado e muitas vagas sendo criadas em função de mudanças tecnológicas. Ela afirmou que as pessoas de todas as idades devem ser preparadas para usar tecnologias e recomendou que jovens, tanto meninas quanto meninos, façam mais cursos de engenharia e outros cursos técnicos que permitam atuar na área de tecnologia e inteligência artificial.
Continua depois da publicidade